“Se a gente quer promover o encontro do livro com o leitor, a gente precisa estar junto”
O amor pelos livros fez da professora aposentada Zenaide Campos Farias curadora acervos e formadora de mediadores de leitura
Está aberta a escolha dos livros do PNLD Literário 2024. E a sua participação, professor(a), é essencial!
Até dia 8 de dezembro, é preciso escolher as obras literárias destinadas aos anos finais do ensino fundamental, ou seja, do 6º ao 9º. E essa seleção precisa ser, por essência, um processo coletivo, que envolve tanto os professores quanto a direção da escola.
Garantir a participação dos educadores, aliás, é um dos grandes acertos do PNLD. Em um processo de escolha ideal, em um primeiro momento os educadores devem se reunir em plenária, debater, trocar e refletir sobre o planejamento para escolher os livros considerando o perfil dos estudantes e os projetos a serem desenvolvidos. Em um segundo passo, cabe à direção formalizar essa seleção com o preenchimento da ‘ata de escolha’ - o modelo de ata está disponível no Guia digital PNLD 2024. Esse é o documento que orienta todo o processo. Como último passo, cabe à direção registrar as escolhas na plataforma do PNLD Digital, junto com as assinaturas de todos os que participaram desse processo.
Assegurar o envolvimento dos professores na seleção das obras tem um porquê: são eles que conhecem o perfil de leitura dos alunos, seus interesses, seu nível de leitura, que elaboram os projetos a serem desenvolvidos e que conhecem o acervo da escola. Os livros literários precisam dialogar com os estudantes, fazer sentido dentro do planejamento e se conectar ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola.
Por isso, professor(a), não abra mão de participar dessa escolha não importante. Procure o diretor da sua escola, converse com os coordenadores, convide outros professores para se juntar ao processo. O PNLD é a grande oportunidade de garantir o acesso de estudantes e docentes de escolas públicas à literatura de qualidade. E fazer parte da escolha desses livros é um direito de todo educador.
Para os estudantes, o acesso a obras de qualidade pode ser determinante na formação leitora, ampliando o repertório artístico e cultural, alimentando a criticidade, expandindo a visão sobre o mundo e a diversidade. Para você, professor(a), esses livros também podem ser valiosos para sua formação, ampliando seu repertório e dando suporte ao trabalho por projetos, abrindo espaços para o trabalho em parceria com outros educadores.
Aqui, você pode ler na íntegra os títulos da Companhia das Letras aprovados para o PNLD Literário - Anos Finais, bem como os materiais de apoio ao educador.
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O primeiro passo é conhecer o Guia Digital PNLD 2024, que explica como a escolha dos livros deve acontecer, apresenta os acervos e explica o passo a passo do processo.
Serão escolhidos livros tanto para projetos de leitura, ou seja, para serem utilizados em sala de aula, quanto para o acervo da biblioteca da escola ou das salas de leitura. No primeiro caso, a escola recebe de 10 a 40 exemplares do mesmo título. No segundo, cada acervo conta com 26 ou 27 obras variadas. Neste PNLD, cada escola escolherá os livros dos projetos de leitura e dos acervos para duas categorias: categoria 1 - do 6º ao 7º ano e categoria 2 - do 8º ao 9º ano.
É importante saber que, dependendo da quantidade de estudantes, cada instituição pode escolher uma quantidade de acervos. Para mais detalhes, acesse a página da Companhia na Educação.
O amor pelos livros fez da professora aposentada Zenaide Campos Farias curadora acervos e formadora de mediadores de leitura
Como autor, Caio sabe mobilizar suas experiências pessoais e todo seu repertório para contar histórias. E como educador, tudo isso o conecta às crianças.
Ler de forma coletiva. Transformar a experiência literária em uma vivência autoral. O projeto expande o conceito de acesso aos livros e dá voz às crianças