Os livros mais vendidos em 2024 para leitores de 5 anos

05/09/2025

Aos 5 anos, muitas crianças já se mostram bem interessadas pelo universo das letras - e até podem se arriscar lendo e escrevendo algumas palavras por conta própria. Cada vez mais curiosas e questionadoras, elas começam a entender os limites que separam a realidade da fantasia e não economizam nas perguntas. 

Entre os livros mais vendidos dos selos infantis da Companhia das Letras em 2024 para leitores a partir de 5 anos, clássicos como A parte que falta (Companhia das Letrinhas, 2018) e O carteiro chegou (Companhia das Letrinhas, 2007) se combinam a livros mais moderninhos como os contos de fadas recontados por Janaina Tokitaka e Flávia Borges na Coleção Canoa - e que invertem perspectivas tradicionais. Aliens: a lição (Companhia das Letrinhas, 2022), também da Coleção Canoa, assim como A fabulosa máquina de amigos (Brinque-Book, 2018) de fazer amigos tocam em temas bem atuais - que podem render discussões interessantes com os pequenos. 

Conheça livros mais vendidos para leitores a partir de 5 anos

A parte que falta (Companhia das Letrinhas, 2018), de Shel Silverstein  

Ilustração de 'A parte que falta'

Quem não busca a completude? Neste clássico da literatura infantil, acompanhamos a busca pela parte que falta no protagonista da história. E que dificuldade é encontrá-la! Umas são pequenas demais, outras grandes… Mas a questão que surge ao longo da jornada se  torna ainda mais importante que a parte ou que a busca em si: o que sentimos quando estamos aparentemente completos?


O carteiro chegou (Companhia das Letrinhas, 2007), de Allan Ahlberg com ilustrações de Janet Ahlberg e tradução Eduardo Brandão

Ilustração de 'O carteiro chegou'

O carteiro, em seu uniforme azul, vem vindo do sul, com um montão de correspondências a serem entregues. Os Três Ursos recebem um pedido de desculpas - e um convite - de Cachinhos Dourados. O Lobo Mau recebe uma advertência de um escritório de advocacia, em nome dos três porquinhos e da vovó da Chapeuzinho. E, assim, vamos não só acompanhando cada correspondência chegar a seu destino, mas ajudando a abrir os envelopes - e conhecendo os diferentes tipos de conteúdo de cada carta.


Cinderela e o baile dela (Companhia das Letrinhas, 2023), de Janaina Tokitaka com ilustrações de Flávia Borges

Cinderela e o baile dela

Nesta versão moderninha do conto mais popular de Perrault, Cinderela passa de convidada a dona da festa. E ainda desbanca o baile do príncipe, que estava uma chatice só. Tudo começa quando ela vai cortar uma grande abóbora e dela sai a fada madrinha - junto com um montão de purpurina. Um dos grandes sucesso da Coleção Canoa, que mostra como é possível fazer literatura de qualidade a valores acessíveis.


O pedido da fada madrinha (Companhia das Letrinhas, 2023), de Janaina Tokitaka com ilustrações de Flávia Borges

Ilustração de 'O pedido da fada madrinha'

Outro hit da Coleção Canoa e do sucesso da dupla de autoras que coloca a Fada Madrinha como protagonista. Sim, ela que sempre está disposta a ajudar os outros e realizar os sonhos alheios desta vez vai ter a sua própria história - e o seu próprio pedido realizado. E não é assim tão difícil adivinhar o que quer a fada: um dia de descanso! Sem precisar atender às vontades de ninguém. Mas onde será que isso vai dar?


O natal do carteiro (Companhia das Letrinhas, 2010), de Allan Ahlberg com ilustrações de Janet Ahlberg e tradução de Eduardo Brandão

Capa de 'O Natal do carteiro'

Adivinha quem mais trabalha sem parar no Natal além do próprio Papai Noel? Ele mesmo: o carteiro da comarca. Que nesta aventura visita novamente vários personagens de contos de fadas para distribuir votos de felizes festas - e presentes, é claro! Mas não é só isso: o carteiro também precisa ajudar os pedidos das crianças chegarem até o Papai Noel… É trabalho demais para uma pessoa só!


Guilherme Augusto Araújo Fernandes (Brinque-Book, 2002), de Mem Fox com ilustrações de Julie Vivas com tradução Gilda de Aquino

Capa de 'Guilherme Augusto Araújo Fernandes'

O menino, que é quem dá nome ao livro, vive pertinho de um asilo de idosos. E apesar de ter um carinho por todos os senhores e senhoras que ali moravam, sempre tem alguém mais especial. E nesta história é a Dona Antônia, a quem Guilherme não cansa de enviar os presentes mais carinhosos - e inusitados, como um ovo ainda quente, conchas e uma bola de futebol. Mas o menino tem um propósito maior. Um livro emocionante, que fala sobre afeto, envelhecimento e memória.

O carteiro encolheu! (Companhia das Letrinhas, 2020), de Allan Ahlberg com ilustrações de  Janet Ahlberg e tradução Eduardo Brandão

Capa de 'O carteiro encolheu'

Em mais uma aventura do carteiro, somos convidados para uma jornada um pouco diferente, que brinca com os tamanhos - não é à toa que o livro vem acompanhado de uma lupa, para que os leitores possam explorar as correspondências de diferentes dimensões que a obra guarda. Tudo começa quando um chocalho gigante atinge o carteiro… e ele começa a ter experiências incríveis com diversos personagens dos contos de fadas - desde tomar chá com Alice no País das Maravilhas até 


O pequeno sereio (Companhia das Letrinhas, 2023), de Janaina Tokitaka com ilustrações de Flávia Borges

Ilustração de 'O pequeno sereio'

Não é segredo para ninguém que os sereios têm vozes potentes e enfeitiçantes. Mas Gabriel é um sereio diferente… ele é tímido. Tão, mas tão envergonhado que não consegue cantar. Quando fica de frente com outros sereios, sereias e demais criaturas do mar, ele simplesmente trava. Mas uma ajuda improvável vai aparecer para ajudá-lo a soltar a voz.


Aporofobia (Companhia das Letrinhas, 2023), de Blandina Franco com ilustrações de José Carlos Lollo

Capa de Aporofobia

Você pode até não saber o que o título do livro significa. Mas com certeza conhece o sentimento que ele nomeia. Aporofobia é um termo para designar a repulsa aos pobres. Sabe quando uma pessoa em situação de rua se aproxima e você rapidamente atravessa para o outro lado ou fecha depressa o vidro do carro? É disso que estamos falando. Neste livro, acompanhamos os insultos que recaem sobre o família pobre, sem motivo, sem empatia, sem nenhuma consideração.


Aliens: a lição (Companhia das Letrinhas, 2022), de Mari Bigio com ilustrações de Rodrigo Chedid

Ilustração de 'Aliens'

Em formato de cordel, esta história narra a visita dos alienígenas à Terra com um propósito bem definido: desfazer os estereótipos que os seres humanos alimentam sobre eles. E os aliens resolvem pousar justamente no Brasil. Mas depois que o céu é tomado por naves espaciais e o líder alienígena se apresenta, os humanos acham que os ET’s querem guerra. Que é o fim do mundo! Mas não é naaaaaada disso. Mais um livro da Coleção Canoa que instiga a curiosidade e surpreende.


A fabulosa máquina de amigos (Brinque-Book, 2018), de Nick Bland com tradução de Gilda de Aquino

Capa de 'A fabulosa máquina de amigos'

A galinha Pipoca era querida por todos os bichos da fazenda. Cheia de amigos. Mas depois de encontrar por acaso um celular, tudo muda. Pipoca começa a trocar mensagens com novos amigos pelo aparelho. E fica tão empolgada com as conversas que vai se distanciando de seus antigos amigos. E o pior: quando ela descobre quem eram os destinatários das mensagens, a galinha toma um susto daqueles. Um livro importante para abordar de forma leve os perigos ocultos nas redes sociais. 

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog