
Os livros mais vendidos em 2024 para leitores de 0 ano
Ler para bebês é sobretudo momento de conexão e fortalecimento do vínculo. Mas isso não quer dizer que livros para bebês são menos divertidos ou interessantes…
Com 2 anos as crianças já andam, a linguagem se desenvolve, com a ampliação do vocabulário e a formulação de frases mais complexas, e a curiosidade se aguça… especialmente pelas histórias! Quando olhamos para os livros mais vendidos de 2024 para leitores a partir de 2 anos, o grane destaque é a dupla Julia Donaldson e Axel Scheffler, responsáveis por alguns dos maiores clássicos contemporâneos, como o imbatível Grúfalo. Gildo, de Silvana Rando, também aparece nesta lista com temas sensíveis como enfrentar os próprios medos, viver a chegada de uma irmã e ainda uma troca de cartas entre amigos para matar a saudade de quem mudou de escola.
Ilustração de 'O gigante mais elegante da cidade' (Brinque-Book, 2018)
LEIA MAIS: Os livros mais vendidos em 2024 para leitores de 0 ano
Para espantar seus predadores, o esperto ratinho inventa uma criatura assustadora, cpm “presas incríveis, garras terríveis e em sua boca dentes horríveis”... o Grúfalo! Mas não é que no fim a tal criatura existe mesmo - e ainda diz que ratinho é sua comida preferida? Como o pequeno roedor poderá escapar?
Gildo é um elefante corajoso. Ele assiste a filmes de monstros, vai na montanha-russa e não tem vergonha de cantar em público. O único problema é quando ele fica de frente com… balões! Sim, esses coloridos, de festa de aniversário, que deixam o pobre Gildo apavorado. E para o azar do elefantinho, não é que ele acaba com uma bexiga amarrada ao braço com um nó bem forte e é obrigado a levá-la para casa?
Um ratinho muito curioso, que sempre queria saber como cada coisa é por dentro, conduz uma investigação especial com os próprios amigos: ele quer descobrir o que tem dentro da fralda de cada um! Neste livro com abas, em que os pequenos leitores vão descobrindo como é o cocô de cada bicho, um objeto misterioso se revala no final: um penico.
O filhote de macaco está procurando a mãe. A borboleta tenta ajudá-lo, mas cada vez que o macaquinho tenta descrever sua progenitora, parece que a busca se torna ainda mais confusa… ele diz que ela tem uma cauda, e a borboleta mostra a cobra. Ele diz que a mãe sabe saltar… e a borboleta mostra um sapo! Até que o macaco se dá conta de que não contou o principal: sua mãe se parece com ele.
O gigante está cansado de andar por aí com seu vestido remendado e suas sandálias velhas. Ele, então, decide comprar um novo traje completo, para andar pela cidade todo elegante: com camisa, calça, cinto, meias e uma gravata! Só que pelo caminho, o gigante acaba topando sempre com alguém que precisa de ajuda - e percebe que seus trajes podem ser muito úteis além de elegantes…
A bruxa sorridente voa na vassoura junto com seu gato peludo. Mas, de repente, um vento daqueles faz o chapéu pontudo que ela usava sair voando... Sorte que um cachorro o encontra e depois de devolvê-lo à bruxa, pede um espacinho na vassoura. Só que depois de levantar voo… logo outro objeto se perde com a ventania. Uma história que invoca o poder da gentileza e que mostra que sempre há espaço para mais um!
Um intrépido caracol tem um sonho: viajar o mundo. Ao contrário de outros caracóis por aí, que não ambicionam ir muito longe, o caracol da nossa história quer mais… E quando ele encontra uma baleia jubarte, está feito: eles combinam de navegar juntos. E assim, exploram paisagens, emoções e se deparam também com muitos desafios.
Aonde será que o ratinho está indo com uma escada enorme? Ah, ele está prestes a colher um morango vermelhomaduro. Mas será que ele não sabe que o grande urso esfomeado a-do-ra morangos vermelhos maduros - especialmente quando acabaram de ser colhidos? Como poderá o ratinho proteger seu morango das garras - e do apetite - do urso?
O filho do Grúfalo não acreditava muito no pai quando ele contava sobre o tal rato mau. Por isso, em um dia de neve, enquanto o pai dormia, ele decide averiguar por si mesmo se o rato terrível é real. E acaba se surpreendendo.
Catarina, a girafa amiga de Gildo, mudou de escola. Mas ela envia uma carta a seus amigos contando as novidades… E todos eles querem responder à mensagem com novas cartas. Só que eu furo na bolsa do carteiro vai provocar a maior confusão na entrega das correspondências.
Gildo está prestes a se tornar irmão mais velho. Quer dizer, no começo ele achou que a barriga da mamãe só estava tão cheia por causa do café da manhã… mas com o nascimento de Laurinha, o pequeno vai experimentar sentimentos novos, quase contraditórios, e descobrir como é dividir os brinquedos, o quarto… e a mãe!
A casa parece apertada demais... que tal dar um jeito nisso com uma solução inusitada? É só colocar todos os bichos para dentro. quando eles saírem, o espaço vai parecer beeeeem maior.
Ler para bebês é sobretudo momento de conexão e fortalecimento do vínculo. Mas isso não quer dizer que livros para bebês são menos divertidos ou interessantes…
O que faz um livro infantil criado nos dias de hoje se tornar um clássico? Qual a diferença entre o clássico canônico e obras criadas há dez ou cinco anos?
Revisitamos algumas das principais entrevistas que fizemos na primeira metade de 2025, que ilustram como a literatura para crianças está mais plural, mais democrática, mais inclusiva, mais rica