
Os livros mais vendidos de 2024 para leitores a partir de 2 anos
A dupla Julia Donaldson e Axel Scheffler, autores de 'O Grúfalo' e outros clássicos modernos, assinam a maior parte das obras favoritas entre leitores dessa faixa etária
Aos quatro anos as crianças ainda não saber ler sozinhas. Mas isso não quer dizer que elas não tentem. Algumas já reconhecem algumas letras do alfabeto. Outras sabem identificar o próprio nome. E há aquelas que já conseguem formular narrativas conhecidas com ou sem o apoio de imagens.
Estimular o comportamento leitor é ainda mais importante nessa fase de pré-alfabetização, em que os pequenos começam obrigatoriamente a frequentar a escola. Para formar leitores realmente apaixonados por ler, é importante deixar os livros acessíveis, permitir que as crianças folheiem as obras por conta própria, reservar uma hora do dia especialmente para ler e escolher obras que acreditem no potencial e na inteligência das crianças. Veja os livros que fizeram mais sucesso entre leitores a partir dos 4 anos em 2024 - e inspire-se para montar sua própria biblioteca.
LEIA MAIS: Veja como formar leitores realmente apaixonados por ler
O capitão do navio pirata decide mudar de vida - ao que parece, da noite para o dia. Em vez de saquear, seu navio agora só vai pescar. Das sereias não quer mais saber… e, mesmo morrendo de medo, resolve aprender a nadar! O motivo dessa mudança repentina narrada em cordel é o que habita o coração deste livro - e de todos nós.
Havia uma árvore que amava um menino. E o menino a amava também. Mas conforme o tempo vai passando, o menino aparece cada vez menos… e a árvore fica cada vez mais sozinha. Ah, mas quando o menino aparece, a árvore se treme de tanta emoção e fica de novo feliz - ou quase. Um clássico emocionante para pensar sobre o afeto que se dá e que se recebe.
Da canção para as páginas impressas, a composição de Renato Gama que exalta os traços da negritude se transformou neste livro em uma espécie de hino ilustrado. O texto cheio de compasso combinado com as cores e formas fluídas de Bárbara Quintino cria uma homenagem aos contornos da ancestralidade marcados no corpo: os olhos de jabuticaba, os cabelos crespos, o nariz como as ondas do mar…
De um lado, a menina teme a chegada da noite, pois com ela vem a escuridão. Mas do outro lado, é a claridade que provoca pavor. Dois mundos diferentes unidos por um sentimento tão igual. Como dá medo aquilo que não se conhece! Ainda bem a coragem aparece para botar cada coisa em seu lugar…
Nem sempre dizer que ama é tão simples quanto amar. O pai desta história amava seu filho profundamente. Mas dizer isso a ele não era assim tão fácil. Ainda bem que as caixas falavam por ele: era construindo com os papelões, dando novas formas aos caixotes que o pai demonstrava o seu amor. Uma história que fala da beleza de poder se expressar de muitas formas.
Por que existe o dia? E por que existe a noite? O que é o sol? Quem pendurou a lua lá em cima? As respostas para essas e outras tantas perguntas sobre o cosmos e os planetas e estrelas que o habitam estão neste livro com abas carregado de curiosidades.
A dupla Julia Donaldson e Axel Scheffler, autores de 'O Grúfalo' e outros clássicos modernos, assinam a maior parte das obras favoritas entre leitores dessa faixa etária
Os favoritos dos leitores dessa faixa etária trazem histórias mais complexas, trocadilhos que despertam risadas e jornadas fascinantes. Veja quais são
Ler para bebês é sobretudo momento de conexão e fortalecimento do vínculo. Mas isso não quer dizer que livros para bebês são menos divertidos ou interessantes…