Literatura contra a desmemória política, por be rgb
be rgb compartilha sobre seu processo ao longo da tradução de "O tempo das cerejas"
Em agosto de 2021, a Companhia das Letras dá início ao projeto Cadernos de Carolina, com a recuperação dos textos de Carolina Maria de Jesus, uma das maiores autoras brasileiras de todos os tempos, e o lançamento em dois volumes de Casa de alvenaria.
Para celebrar a obra de Carolina e a iniciativa — fruto de um desejo de restituir a autenticidade da voz dessa grande escritora — a Rádio Companhia traz um EPISÓDIO ESPECIAL sobre a autora. Participam da edição Zezé Motta, que lê trechos de Casa de alvenaria, Vera Eunice de Jesus, filha caçula de Carolina, e a escritora Conceição Evaristo, que, assim como Vera, faz parte do Conselho Editorial que supervisiona o projeto.
Saiba mais sobre Casa de alvenaria:
Com edição integral, ampliada com conteúdo inédito e refeita a partir dos manuscritos originais da autora, este primeiro volume de Casa de alvenaria abarca os meses em que Carolina Maria de Jesus morou em Osasco (SP), em 1960, após deixar a favela do Canindé.
Através deste testemunho precioso que borra as fronteiras dos gêneros literários, acompanhamos a recepção de Quarto de despejo, as viagens de divulgação, o contato frequente com a imprensa e os políticos, o desenvolvimento de seu projeto literário e seu desejo de ser reconhecida como escritora.
Apresentação: Mariana Figueiredo
Edição: Paulo Júnior
Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.
be rgb compartilha sobre seu processo ao longo da tradução de "O tempo das cerejas"
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"
Rádio Companhia apresenta "As narradoras": minissérie em áudio sobre vozes literárias femininas do século XX