
Conheça o legado de Shirley Jackson, autora que revolucionou o terror psicológico
Nos 60 anos da morte da autora, celebramos o impacto de sua literatura, que revolucionou o gênero do terror psicológico.
Anatomia de um julgamento: Ifigênia em Forest Hill, de Janet Malcolm, foi o livro lido para o Clube Rádio Companhia em julho!
Participaram do bate-papo: Enrico Sera, que apresentou o episódio; Thaís Britto, assessora de imprensa do Grupo Companhia das Letras; Camila Berto, editora da casa; e a jornalista Fabiana Moraes, jornalista que tem pesquisas acadêmicas e reportagens voltadas para a questão da hierarquização social com foco na visibilidade de grupos vulneráveis e escreveu, entre outros, o livro O nascimento de Joicy.
Janet Malcolm, um dos maiores nomes do jornalismo americano, adentra outra grande história que merece ser contada. O caso parece ser muito simples: tudo leva a crer que a médica Mazoltuv Borukhova, judia ortodoxa da seita bucarana, mandou matar o marido porque perdeu a guarda da filha na separação do casal, que vivia no Queens, em Nova York. Mas para o olhar agudo e perscrutador da autora, nada é muito claro, nem exatamente o que parece. Aos poucos, Malcolm desvela a complexidade dos fatos e das pessoas, aponta para fios que permanecem soltos, sugere motivações obscuras e põe em dúvida o sistema judiciário dos Estados Unidos.
Outras referências citadas durante o episódio:
O jornalista e o assassino (Janet Malcolm)
A mulher calada (Janet Malcolm)
Ela disse (Jodi Kantor e Megan Twohey)
O fim do homem soviético (Svetlana Aleksiévitch)
Luanda, Lisboa, Paraíso (Djaimilia Pereria de Almeida)
O olho mais azul (Toni Morrison)
O nascimento de Joicy (Fabiana Moraes)
Tornar-se Palestina (Lina Meruane)
Praia dos Ossos
The People v. O. J. Simpson - American Crime Story
How to Get Away With Murder
The Newsroom
The Good Wife (Paramount Plus)
Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.
Nos 60 anos da morte da autora, celebramos o impacto de sua literatura, que revolucionou o gênero do terror psicológico.
Novo livro do ensaísta e ficcionista Sérgio Rodrigues fala sobre a escrita nos tempos de inteligência artificial. Leia o prefácio e conheça!
Espaço da Companhia das Letras será ponto de encontro para leitores e autores, com programação para todas as idades e uma loja com livros e produtos exclusivos