
Conheça o legado de Shirley Jackson, autora que revolucionou o terror psicológico
Nos 60 anos da morte da autora, celebramos o impacto de sua literatura, que revolucionou o gênero do terror psicológico.
No dia 19 de janeiro, a escritora russa Liudmila Petruchévskaia fez um pocket show no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, em São Paulo, para lançar o livro Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha.
Considerada por alguns herdeira de Edgar Allan Poe e Gogol, a maior autora russa viva combina o contexto soviético em que produziu grande parte de sua obra com uma realidade povoada por assombrações, pesadelos, acontecimentos macabros e personagens sinistras.
O resultado são histórias sobrenaturais que retomam a tradição dos contos folclóricos, porém dotadas de um humor contemporâneo e de uma carga política que não precisa se expressar diretamente para existir, pois, assim como não é à toa que a autora teve sua obra banida da União Soviética até o final dos anos 1990, tampouco é por acaso que ela recebeu em 2002 o prêmio de maior prestígio na Rússia pelo conjunto de sua obra.
Participaram do evento, fazendo leitura do livro, Isabella Prata, Guilherme Licurgo, Juliana Braga, Marcelo Dantas, Zazi Aranha e Guto Requena. Veja a seguir a apresentação de Liudmila Petruchévskaia na íntegra.
Nos 60 anos da morte da autora, celebramos o impacto de sua literatura, que revolucionou o gênero do terror psicológico.
Novo livro do ensaísta e ficcionista Sérgio Rodrigues fala sobre a escrita nos tempos de inteligência artificial. Leia o prefácio e conheça!
Espaço da Companhia das Letras será ponto de encontro para leitores e autores, com programação para todas as idades e uma loja com livros e produtos exclusivos