Literatura contra a desmemória política, por be rgb
be rgb compartilha sobre seu processo ao longo da tradução de "O tempo das cerejas"

Silviano Santiago e Bernardo Carvalho estão entre os ganhadores do Prêmio Oceanos 2017, que anunciou o resultado na manhã de hoje, dia 29, em São Paulo. Com Machado, vencedor do Jabuti na categoria Romance, Silviano Santiago ficou com o segundo lugar do prêmio. Já Simpatia pelo demônio, de Bernardo Carvalho, divide o 4º lugar com Anunciações, da poeta portuguesa Maria Teresa Horta.
Pela primeira vez em 15 edições, uma mulher venceu o Prêmio Oceanos (antigo Portugal Telecom): o primeiro lugar é da portuguesa Ana Teresa Pereira, com o romance Karen. Em terceiro lugar está o poeta português Helder Moura Pereira, autor de Golpe de teatro.
Em Machado, Silviano Santiago recria as últimas e dolorosas passagens da vida de Machado de Assis em romance audacioso e original. Viúvo e solitário, Machado de Assis sofre fortes dores e crises nervosas enquanto testemunha a modernização da antiga cidade do Rio de Janeiro, e encontra em Mário de Alencar, filho de José de Alencar, um precioso interlocutor.
Romance mais recente de Bernardo Carvalho, em Simpatia pelo demônio o funcionário de uma agência humanitária é designado para levar o resgate que libertará o jovem refém de um grupo extremista islâmico. Enquanto espera para travar contato com os terroristas, o personagem revê o mais tortuoso episódio de paixão de sua vida: seu caso com um estudante mexicano em Berlim. Um livro profundo e cativante, em que política, humanidade e desejo compõem uma grande odisseia pessoal.
O Grupo Companhia das Letras tinha cinco autores entre os finalistas do Prêmio Oceanos, entre eles Elvira Vigna, com Como se estivéssemos em palimpsesto de putas, Sérgio Sant'Anna, com O conto zero e outras histórias, e Victor Heringer, com O amor dos homens avulsos.
be rgb compartilha sobre seu processo ao longo da tradução de "O tempo das cerejas"
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"
Rádio Companhia apresenta "As narradoras": minissérie em áudio sobre vozes literárias femininas do século XX