Quem é o pai do Capitão Cueca?
Confira o universo irreverente de Dav Pilkey, criador de sucessos mundiais como Capitão Cueca e Homem-Cão, lançados pela Letrinhas
O grande sucesso entre os leitores de seis anos em 2024 foi a série As aventuras do Capitão Cueca, de Dav Pilkey, o herói criado na ficção pelos amigos Jorge e Haroldo. Os setes primeiros volumes aparecem entre as primeiras posições na lista de livros mais vendidos para essa faixa etária. Estamos falando de leitores iniciantes e curiosos, que começam a ter mais interesse pelos amigos embora ainda estejam muito ligados ao ambiente familiar. Que gostam de se sentir parte das histórias e já colecionam personagens favoritos. Que se divertem com temas escatológicos, mas já refletem sobre grandes questões do mundo - e são capazes de fazer muitas, muitas perguntas sobre tudo o que desejam entender. Abaixo, elencamos os livros que fazem mais sucesso para esses leitores que perdem os dentes de leite, mas ganham mais conhecimento do mundo das letras a cada dia:
LEIA MAIS: Os livros mais vendidos em 2024 para leitores de 5 anos
As aventuras do Capitão Cueca (Companhia das Letrinhas, 2017), de Dav Pilkey, conhecemos as origens do herói que virou febre entre as crianças. No segundo livro, Capitão Cueca e o ataque das privadas falantes (Companhia das Letrinhas, 2017), Jorge e Haroldo se metem em uma confusão enorme: criam um exército de privadas falantes, que querem cobrir o mundo inteiro de dejetos. Quem, senão o Capitão Cueca poderá ajudá-los? No terceiro livro, o título quase serve como um resumo da história: Capitão Cueca e a invasão das incrivelmente malvadas tias da cantina de outro planeta e o ataque subsequente dos igualmente perversos zumbis nerds (Companhia das Letrinhas, 2017). Tudo começa quando Jorge e Haroldo, que não se cansam de pregar peças, aprontam com as tias da cantina. Enfurecidas, elas pedem demissão - e o diretor da escola as substitui por três alienígenas que querem dominar o planeta! Na aventura seguinte, Capitão Cueca e o perigoso plano do professor Fralda Sujinha (Companhia das Letrinhas, 2018), depois que o professor de Ciências pediu demissão por não aguentar as pegadinhas de Jorge e Haroldo, o diretor encontra um terrível substituto para o cargo: o professor Fefê F. Fraldinha Suja. E ele não vai tolerar ser ridicularizado pelos dois amigos fanfarrões… Em Capitão Cueca e a fúria da ferocíssima Mulher Tentacular (Companhia das Letrinhas, 2018). No quinto volume, Jorge e Haroldo criam um monstro! Ou melhor, uma monstra, poderosíssima e sagaz. Será que o Capitão Cueca será páreo para ela? Já no sexto volume da série, Capitão Cueca e a grande e desagradável batalha do Menino Biônico Meleca Seca - parte 1 (Companhia das Letrinhas, 2019), o menino mais inteligente da escola, Melvin Sneedly, resolve se vingar de Jorge e Haroldo por todas as pegadinhas que eles fazem. O detalhe é que Melvin acaba se transformando no Menino Biônico Meleca Seca - e espalhando um montão de caca por aí! E no sétimo livro, a parte 2, Melvin troca de cérebro com o diretor da escola, o sr. Krupp. Como será que essa batalha vai terminar?
Neste reconto moderninho, a princesa continua sendo a Bela, mas não tem nada de recatada ou do lar. Ela ri alto de piadas de pum, está longe do estereótipo de moça delicada e gosta de demonstrar sua força. Já Fernão é todo sensível. Atento às belezas das pequenas coisas e aos detalhes dos pratos que prepara com capricho. Mas o que acontece quando não se corresponde àquilo que os outros esperam que você seja? Uma história para falar sobre ter a liberdade de ser quem se é - e encorajar os leitores iniciantes a fazerem o mesmo.
Por que é que a gente tem que tomar banho? Por que só sabemos que existe vida na Terra? Por que as vacas parecem mastigar sem parar? Entre questões científicas, filosóficas e escatológicas, este livro reúne 28 artigos escritos por especialistas para a revista Ciência Hoje das Crianças como respostas a perguntas recorrentes de quem ainda está descobrindo - e tentando entender - o mundo. Uma mistura bem feita de curiosidade e informação na dose certa.
Você com certeza já conhece todas as histórias deste livro. Mas não assim. Quem reconta as tramas são os personagens secundários, como o dragão da Bela Adormecida ou o caçador da Chapeuzinho Vermelho sob o seu próprio ponto de vista.
Entre fábulas mais conhecidas, como a da lebre e da tartaruga, ou menos, como a do pastorzinho mentiroso que ficou sem suas ovelhas, este livro reúne 53 histórias tornadas clássicas por Esopo. São narrativas que circulam e são recontadas há pelo menos 2500 anos, em muitas edições e variações. Nesta obra, que conta com ilustrações prodigiosas de 29 artistas de diferentes, as histórias alcançam ainda mais identidade.
Confira o universo irreverente de Dav Pilkey, criador de sucessos mundiais como Capitão Cueca e Homem-Cão, lançados pela Letrinhas
Ler para bebês é sobretudo momento de conexão e fortalecimento do vínculo. Mas isso não quer dizer que livros para bebês são menos divertidos ou interessantes…
Os favoritos dos leitores dessa faixa etária trazem histórias mais complexas, trocadilhos que despertam risadas e jornadas fascinantes. Veja quais são