5 autores infantis internacionais premiados com o Hans Christian Andersen
No Dia Internacional do Livro Infantil, vamos conhecer a história da data, seu patrono e autores premiados com o Andersen?
A edição 2024 do prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil, já tem seus vencedores. O grande autor premiado deste ano é o austríaco Heinz Janisch, que concorria com a brasileira Marina Colasanti. Na categoria ilustrador, o vencedor foi o canadense Sydney Smith, que disputava com o brasileiro Nelson Cruz.

O autor Heinz Janisch, vencedor do prêmio Hans Christian Andersen, 2024
Janisch mora em Viena, é formado em alemão e em jornalismo e tem quatro obras publicadas pela Companhia das Letras: Eu sou assim e vou te mostrar (Brinque-Book, 2017), com ilustrações de Birgit Antoni; O rei e o mar (Companhia das Letrinhas, 2010), com ilustrações de Wolf Erlbruch; A ponte (Brinque-Book, 2012),e Cabumm! (Companhia das Letrinhas, 2001), ambos com ilustrações de Helga Bansch. De acordo com o júri, o autor consegue dizer muito com textos concisos, chegando a reflexões profundas e até filosóficas. Janisch defende que “nada é pequeno demais para a literatura”. Seus livros já haviam recebido diversos prêmios, entre eles o Bologna Ragazzi e o Prêmio Austríaco de Literatura Infantojuvenil.

Ilustração de O Jardim da minha baba, assinada por Sydney Smith
Já o ilustrador Sydney Smith é canadense e mora com a família na província de Nova Escócia. Pela Companhia das Letras, o livro mais recente ilustrado por ele é O jardim da minha Baba (Pequena Zahar, 2024), que registra de forma poética as sensações de um menino que passava as manhãs com sua avó, e foi escrito por Jordan Scott. Eu falo como um rio (Pequena Zahar, 2021), outra parceira da dupla, mostra um menino com dificuldade de falar que encontra no pai o suporte para sua própria voz. Smith ilustrou ainda De flor em flor (Companhia das Letrinhas, 2017), escrito por JonArno Lawson. E escreveu e ilustrou Pequenino na cidade (Pequena Zahar, 2022) sua primeira obra como autor e ilustrador, que conta a saga de um menino preocupado com seu gato em um dia coberto de neve.

O ilustrador Sydney Smith, vencedor do prêmio Hans Christian Andersen 2024 de ilustração (Fonte: Instagram)
LEIA MAIS: Clássicos contemporâneos: quais são os livros que ficam para sempre?
O prêmio Hans Christian Andersen é organizado pela International Board on Books for Young People (IBBY), uma organização não-governamental, comprometida em aproximar livros e crianças. A ideia da premiação, que acontece desde 1956, é reconhecer contribuições duradouras à literatura infanto-juvenil, a partir do veredito de um seleto júri internacional. Os critérios estabelecidos para a premiação incluem não só a qualidade estética e literária do texto e das ilustrações, mas também a capacidade dos autores trazerem o ponto de vista das crianças em suas obras e de estimularem a criatividade e a imaginação.
LEIA MAIS: A natureza selvagem de Maurice Sendak: 'a mágica da infância é sua estranheza'
No Dia Internacional do Livro Infantil, vamos conhecer a história da data, seu patrono e autores premiados com o Andersen?
O que faz um livro infantil criado nos dias de hoje se tornar um clássico? Qual a diferença entre o clássico canônico e obras criadas há dez ou cinco anos?
Sabe aquele personagem que pode existir só na imaginação, mas que desperta em você uma conexão inexplicável? Como se vocês se conhecessem? Fizemos uma lista de personagens asssim: