Planejamento de Leituras do ano: o que é preciso considerar?
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
Brincadeiras, imaginação, afeto. Para ler e viver. A cada sexta, um livro novo para acessar online, com projeto de leitura e atividades. Imagem: O lenço, de Patricia Auerbach
Além do livro, a gente disponibiliza também material de apoio para o adulto mediar a leitura e ainda uma série de sugestões de brincadeiras inspiradas na história. O primeiro livro, no ar a partir de hoje e até quinta que vem, é O lenço, da premiada Patricia Auerbach, que pode ser acessado aqui, neste link, e que tem tudo a ver com esse momento que estamos vivendo.
>>POR QUE LER: Você já conhece essa obra? Ela foi premiada pela revista Crescer e recebeu também o selo Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Na narrativa, toda ela construída apenas com imagens, uma menina se diverte a valer deixando a imaginação voar nas asas de um simples lenço vermelho.
A imaginação das crianças é muito potente e criadora, nada fica como está nem como é. O livro mostra isso e inspira criações.
O material de apoio dá dicas de leitura, sugere atividades, como a confecção de uma lista --as crianças amam listas-- e ainda dá dois exemplos fáceis e bacanas de cabana para fazer em casa com tecidos avulsos.
>>MAIS IDEIAS DE BRINCADEIRAS: Procurando ideias de brincadeiras para os seus pequenos? Tente os tecidos! Também inspirado nesse livro, mostramos como importantes pedagogas e especialistas falam sobre essa brincadeira livre a partir de objetos que não são brinquedos.
Por lá, há mais ideias de coisas bacanas para fazer com as crianças em casa, como explorar potes e tampas de tamanhos variados.
///
E o que você tem lido e feito com seus pequenos em casa? Compartilhe aqui com a gente!
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
Os livros infantis estão mostrando cada vez mais diferentes tipos de famílias - ainda bem! Veja obras que fazem isso muito bem:
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?