
Abram alas: 15 livros infantis para brincar no Carnaval
Não vai ter Carnaval de novo, mas vai ter brincadeira, sim! Selecionamos aqui 15 livros infantis para brincar que valem por uma boa folia!
O Carnaval está chegando e, como são muitos dias de folia, é preciso inspiração para variar a fantasia. Se você ainda não tem ideia de como vestir as crianças, ou estava pensando em pegar uma de herói ou princesa que já tem no armário, que tal variar um pouco e fazer uma fantasia de Carnaval baseada em personagens literários ou personalidades que foram parar nos livros? Serve para a família inteira! Inspire-se nesses personagens e aproveite para dançar, pular e brincar bastante com as crianças.
LEIA MAIS: 5 fantasias de Halloween inspiradas no universo da Mortina
(Ilustração de Marcelo Tolentino)
Já é um clássico de Carnaval. Não precisa nem da peruca colorida, já que você pode providenciar mechas coloridas com tinta spray temporária ou mesmo o antigo método de colorir com papel crepom. Também dá para prender apliques com tique-taques ou grampos. Vale até improvisar e prender fitas coloridas. O vestido é fácil de providenciar: variações de amarelo e vermelho e alguns botões grandes já dão cara à Emília. Mas, se quiser inovar, inspire-se nas novas leituras da Emília, como a que foi ilustrada pela Lole: cabelos roxos, uma meia de cada par, um vestido com grandes retalhos costurados (ou que seja geométrico) e grandes bochechas rosadas, bem como o nariz. As costuras nos braços e pernas podem ser pintados com tinta de pintura facial.
(Ilustração de Lole/Reprodução)
O legal é que o Sítio pode render personagens diferentes para a família toda se fantasiar no Carnaval. Para encarnar o Visconde de Sabugosa, por exemplo, basta vestir calça verde, camiseta amarela (vamos dispensar a casada verde nesse calor?) e fazer com feltro amarelo ou verde de outro tom aquela gola de pontas. E é só providenciar a cartola e a armação dos óculos. Para o Rabicó, uma roupa azul e uma máscara de EVA de porquinho funcionam bem. Pedrinho pode usar macacão azul, camiseta listrada e levar um estilingue de brincadeira a tiracolo. Para a Narizinho, um vestido vermelho com camiseta branca por baixo e laço vermelho na cabeça já formam o look. Dona Benta vai passar um pouco de calor se quiser ir de casaco ou colete, mas também é uma fantasia fácil de providenciar nos armários da família (vestido ou saia + blusa retrô), que pode ser arrematado com um avental – o cabelo em coque pode levar spray temporário branco e os olhos, armações simples de óculos.
(Ilustração de Ingrid Nyman/Reprodução)
Tão irreverente quanto a Emília, Píppi é uma personagem muito fácil de caracterizar: vestido com remendos costurados, um meião de cada cor nas pernas (de preferência listrados), sapatos pretos de amarrar, sardas no rosto e as indefectíveis tranças ruivas. Como ela já foi caracterizada com muitos vestidos diferentes, as roupas podem ser de qualquer cor. O difícil é fazer as tranças ficarem como as do desenho (quase na horizontal e um pouco para cima), já que a gravidade não ajuda. Neste caso, você pode fazer duas maria-chiquinhas bem altas na cabeça e, a partir delas, as trancinhas. O spray temporário laranja pode ajudar a dar a cor dos cabelos de Píppi.
(Ilustração de Dav Pilkey/Reprodução)
Nesse calor, é uma fantasia bem agradável para os meninos. Um tecido vermelho vira a capa e um calção de banho branco representa a cueca (ou qualquer shorts ou bermuda branca).
(Ilustração de Dav Pilkey/Reprodução)
Do mesmo autor de Capitão Cueca, Dav Pilkey, o Homem-Cão é um personagem querido das crianças e prático para reproduzir. Ele sempre usa uma camiseta azul de manga comprida, calça azul e boné da mesma cor. Você só precisará providenciar o símbolo amarelo para aplicar no boné e na camiseta. E caprichar na maquiagem de cachorro (você pode acoplar orelhas de EVA ou tecido no boné).
(Ilustração de Barbara Cantini/Reprodução)
A personagem de Barbara Cantini que está fazendo sucesso entre as crianças é bem fácil de reproduzir. Basta um vestido roxo como base. As grandes golas brancas são fáceis de providenciar com feltro ou tecido e alguns botões. Nas pernas, meias listradas de branco e preto e, nos pés, botinha preta. Depois é só caprichar na maquiagem com tinta para pele: fundo branco, olheiras arroxeadas e lápis ou tinta preta para fazer aquela boca que parece costurada.
(Ilustração de Jeanette Winter/Reprodução)
A ativista do meio ambiente é um símbolo da luta de crianças e adolescentes pela sobrevivência do planeta e, pela mobilização que gerou, virou personagem de livros que contam sobre sua vida. Que tal homenageá-la nesse Carnaval? Em geral, Greta é vista com o cabelo dividido em duas tranças e uma das imagens mais conhecidas dela é com uma capa de chuva amarela. Depois, é só fazer um cartaz escrito: “Greve escolar pelo clima”. Pronto! Você pode usar o Carnaval para dar seu recado também.
(Ilustração de Kerascoët/Reprodução)
Outra personalidade que foi parar nos livros. Malala é a adolescente que lutou para que as meninas paquistanesas tivessem o direito de ir à escola e quase morreu por causa disso – ela ganhou até o prêmio Nobel da Paz. Que tal homenagear sua coragem se fantasiando dela? Você precisará de um lenço para enrolar na cabeça (nas representações mais comuns, ele é rosa ou vermelho), uma túnica com calça ou vestido longo. Os acessórios podem ser um caderno ou o próprio livro, um lápis e uma mochila.
(Ilustração de Charles M. Schulz/Reprodução)
Personagem que inspira muitos foliões, Charlie Brown é um clássico – e muito fácil de fazer. Se você não tiver uma camiseta igual, pode providenciar com uma de cor amarela e fita adesiva preta (aquelas isolantes da caixa de ferramentas são boas) para fazer o zigue-zague da peça. De resto, é só vestir uma bermuda preta e calçados. Caso tenha uma pelúcia do Snoopy em casa, não hesite em levar! Há personagens para os irmãos também: o Lino pode vestir camisa vermelha listrada com bermuda e levar um cobertor ou manta azul a tiracolo. Lucy está quase sempre de vestido azul. Sally costuma aparecer mais com vestido rosa, mas às vezes usa um azul claro. Paty Pimentinha vive de camisa verde com listras verticais e sandálias. As cores das roupas da Marcie variam um pouco (talvez o laranja seja o que mais aparece), mas o segredo é usar os óculos e carregar um livro debaixo do braço.
(Ilustração de Dr. Seuss/Reprodução)
O personagem do Dr. Seuss é um charmoso gato de laço vermelho no pescoço (ou gravata borboleta) e cartola com listras vermelhas e brancas. Como roupa, use camiseta preta (se der, pinte a parte da barriga de branco) e faça uma bela maquiagem felina. Se conseguir, pendure um rabo de tecido preto na parte de trás da camiseta.
(Ilustração de Odilon Moraes/Reprodução)
Outro clássico do Carnaval, Mônica é uma delícia de se fantasiar: basta um vestidinho vermelho e um coelho a tiracolo para ficar pronta para a festa. E os irmãos ou amigos ainda podem ir de Magali (vestido amarelo e uma fruta como acessório), Cebolinha (camiseta verde, bermuda preta e cabelo espetado com gel) e Cascão (camiseta amarela, bermuda vermelha, se possível com uma tira vermelha no estilo suspensório, e caprichar na sujeira do rosto).
Leia também:
Não vai ter Carnaval de novo, mas vai ter brincadeira, sim! Selecionamos aqui 15 livros infantis para brincar que valem por uma boa folia!
Primeiro dia encanta com reflexões sobre infância, humor e o sucesso da Batalha de Ilustradores na Casa Toda Poesia
Edição voltada ao público infantil lançada em 2014 com desenhos de Ziraldo, ganha espaço especial na feira que este anos homenageia o poeta Paulo Leminski