Planejamento de Leituras do ano: o que é preciso considerar?
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
Ilustração de A última história antes de dormir, de Nicola O'Byrne
Uma das habilidades da ilustradora é subverter histórias clássicas, brincando com personagens conhecidos dos pequenos. Os contos de fadas são essenciais na formação das crianças. As releituras modernas deles contribuem para atualizar essas histórias atemporais, contando-as de outras formas, com novos recursos -- como ilustrações, por exemplo. Além, claro, de propor contextos mais contemporâneos e uma pitada de humor, que surpreende, subverte. Criatividade, clássicos revisitados, imaginação, inovação e uma conversa sobre o livro como objeto são temas recorrentes nessas obras premiadas de Nicola O'Byrne.
Abra com cuidado
Use a imaginação
Essa obra, que também brinca com personagens de contos clássicos, foi eleita um dos 30 melhores livros infantis do ano pela revista Crescer em 2018.
Última história antes de dormirSe esta é a última história antes de dormir, precisa ser uma história de princesa
---
A partir daí, está feita a confusão. E também a reflexão, pois a história foca nos gêneros narrativos (como romance, aventura) e nas diversas maneiras como as histórias clássicas infantis se apropriam desses gêneros. Ah, não falta humor também. :-D
Ilustração de Nicola O'Byrne para A última história antes de dormir
Filha de professores que viajavam o mundo dando aula em escolas internacionais, ela nasceu na Suazilândia (África). Cresceu em Singapura (Ásia) e morou em lugares tão diferentes entre si quanto Papua-Nova Guiné (Oceania), Quênia (África), Escócia, Londres e Cambridge (Europa). Com esse espírito viajante, hoje vive com o marido -- que conheceu em Edimburgo, durante a faculdade -- em Los Angeles (América), completando, assim, sua "volta" pelos cinco continentes.
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
Os livros infantis estão mostrando cada vez mais diferentes tipos de famílias - ainda bem! Veja obras que fazem isso muito bem:
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?