A fantástica biblioteca dos bebês
Muita gente não sabe nem por onde começar a escolher livros para bebês. E não há uma única resposta. Mas há caminhos quando o norte é o afeto e o apreço pela literatura
A data é especial porque nos lembra que, apesar do discurso de igualdade, as pessoas negras ainda sofrem o racismo de muitas formas:
Simbólica, subjetiva, emocional, física, econômica, cultural, religiosa e até mesmo, no limite, na violência, que vitima muito mais pessoas negras que não-negras.
Diz Angela Davis: "Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista".
E, para isso, junto com a reflexão intelectual, é preciso sempre uma boa dose de subjetividade, de acesso a outras formas de ser e pensar através não de dados, mas de sensibilidade.
Isso amplia nossa capacidade de viver e de sentir, torna nossa vida mais rica e ainda nos garante mais capacidade de empatia, de justiça e de abrir mão de privilégios para que todos e todas vivam melhor.
Fizemos, então, uma seleção especial para você aproveitar com as crianças e viajar subjetivamente para a cultura do povo negro e para as narrativas que ecoam lindamente de África na nossa História.
 
///
2- Os tesouros de Monifa
Como raríssimas vezes se viu na literatura infantil e juvenil brasileira, este livro fala do encontro de uma brasileirinha afrodescendente com sua tataravó, Monifa, que chegou aqui em um navio negreiro. Mesmo escravizada, aprendeu a escrever e, por meio das letras, deixou -- “para os meus filhos e os filhos dos meus filhos!” -- o maior de todos os tesouros que alguém pode herdar. De geração em geração, esse presente vem parar nas mãos da menina, revelando uma verdadeira riqueza.
///
3- Kalinda, a princesa que perdeu os cabelos
Celso Sisto faz uma seleção e uma releitura primorosas de contos vindos de África; contos que dizem muito sobre nós, mas que ainda estão inéditos por aqui. Com a mesma força mítica dos contos de fada e das fábulas já velhas conhecidas nossas, revelam aquele imaginário que, antes de mais nada, explica e molda a realidade.
///
E você? Conte para a gente sobre livros que você acha deveriam estar nessa lista! E compartilhe sua experiência de leitura de algumas dessas obras: o que mais te emocionou nelas?
              Muita gente não sabe nem por onde começar a escolher livros para bebês. E não há uma única resposta. Mas há caminhos quando o norte é o afeto e o apreço pela literatura
              A menina-zumbi Mortina vive no Palacete Decrépito e é a protagonista da série que leva seu nome. Mas para entender os livros, é preciso ter certos atributos... Veja quais são
              Com a obra Bento vento tempo, escrita por Stênio Gardel, o autor e ilustrador mineiro se confirma como um dos grandes nomes da literatura infantil brasileira