Planejamento de Leituras do ano: o que é preciso considerar?
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
Guia dá dicas de como levar as crianças para a natureza. Imagem: Juju e a árvore da amizade, de Fábio Quinteiro (texto e ilustrações)[/caption]
Acampar com os pequenos pode ser uma ótima ideia e há pelo menos oito Parques Federais, que são Unidades de Preservação, e que atendem famílias e oferecem locais para campistas.
Para estimular as famílias a "ocupar" esses espaços privilegiados de contato natural nos parques federais, Instituto Alana e ICM-Bio - Instituo Chico Mendes (do Ministério do Meio Ambiente) produziram, juntos, um guia com dicas, respostas às dúvidas mais frequentes e ainda uma lista dos parques e da estrutura que oferecem.
"Está cada vez mais difícil o contato das crianças com uma natureza mais intocada", explica Lais Fleury, coordenadora do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, e a ideia do guia é facilitar esse acesso "ocupando" as Unidades de Conservação que oferecem essa possibilidade.
O Acampando com crianças: acampar é viver uma aventura tendo apenas a natureza e uns aos outros pode ser baixado -grátis!- aqui.
Abaixo, trouxemos algumas dicas preciosas de lá:
///
Quer passar mais tempo na natureza e trazer essa reflexão para os pequenos? Então não se esqueça de que dia 21/8 vamos lançar Juju e a árvore da amizade, que já está em pré-venda, aqui, no site da Brinque-Book. Aqui do lado, à direita, mais três títulos super bacanas de livros que tratam do tema criança e natureza. Se joga! :-) E conta para a gente nos comentários: você já acampou com crianças ou quando criança? Como foi essa experiência?
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
Os livros infantis estão mostrando cada vez mais diferentes tipos de famílias - ainda bem! Veja obras que fazem isso muito bem:
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?