Planejamento de Leituras do ano: o que é preciso considerar?
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
Ilustração de Boa noite, Marcos, de Marie-Louise Gay
1) A hora de dormir com Teo
de Sophy Henn
“É a hora de dormir, Teo”, diz aquela voz, no primeiro canto da página. Acontece que Teo, claro, está muito ocupado para dormir. Afinal, a rotina do sono pede um bocado de ações, como tomar banho com pinguins, escovar os dentes com um crocodilo, tomar leite com um certo tigre e pular feito canguru, bem quando o sono chega. Chega? Se o sono chega ou não, é o que os pequenos vão descobrir, interagindo com essa história tão próxima do universo infantil.
>>Com abas e letra bastão. >>Indicado para crianças a partir de 1 ano.
2) Boa noite, Marcos!
de Marie-Louise Gay
Marcos não consegue dormir sem o seu cachorro Fred. Decide, então, acordar sua irmã Estela para procurar o cão. Para ajudar o irmão a dormir, Estela sugere que Marcos conte carneirinhos. Mas não tem nenhum carneirinho no quarto! E Marcos só sabe contar até três! Partindo do ponto de vista da criança, a história lança mão do bom humor para tratar de situações comuns no cotidiano dos pequenos.
>>Ganhador do selo Acervo Básico, da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
>>Indicado para crianças a partir de 2 anos.
3) O urso sonolento
de Nick Bland
Nas montanhas geladas, enquanto a neve caía, o urso era incomodado por uma raposa que o perseguia. Mas o urso estava com pressa, estava atrasado. Era hora de hibernar, poiso inverno havia chegado. A raposa, sabida como sempre, tem um plano para o seu GRANDE amigo. Ela o convence de que ele precisa de um espaço maior, mais confortável e melhor. Será que ele vai entrar nessa?
>>Quinto título da série "Urso", de Bland -- premiado autor australiano, que tem nove livros infantis publicados pela Brinque-Book, entre eles O urso rabugento, A árvore magnífica (em parceria com Stephen Michael King) e A fabulosa fábrica de amigos.
>>Indicado para crianças a partir de 2 anos.
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
Os livros infantis estão mostrando cada vez mais diferentes tipos de famílias - ainda bem! Veja obras que fazem isso muito bem:
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?