Dia das bruxas? Só se for com a Mortina
A menina-zumbi Mortina vive no Palacete Decrépito e é a protagonista da série que leva seu nome. Mas para entender os livros, é preciso ter certos atributos... Veja quais são
"O jornal" / Patricia Auerbach[/caption]
A ideia aqui é juntar criatividade, dobradura e água e fazer uma brincadeira com barquinho de papel! Quem não gosta de uma combinação dessas? E quem nunca navegou nos mares de uma bacia com seu navio pirata de papel? Vamos nessa? Ah, a participação dos pequenos é essencial!
Passo 1: Pegue uma folha de jornal -ou papel sulfite ou para origami. Como o papel jornal é muito fino, cuidado e delicadeza ao manipular. Mas o lado bom é que papéis finos flutuam melhor.
As crianças podem customizar as folhas se quiserem, para identificar os barcos.
Passo 2: faça barquinhos de papel de origami usando as folhas de jornal. Se você não sabe como fazer ou não se lembra, aqui vai um passo a passo bem explicadinho, com vídeo e animações.
Passo 3: encha uma bacia, piscina plástica ou um tanque de água. Não precisa ser um volume grande de água, mas o suficiente para as embarcações deslizarem. Se você mora em apartamento, pode usar a sacada para colocar a bacia. Se não há área externa em sua casa, pode montar bacia ou piscina no banheiro ou na cozinha, usando um plástico embaixo para conter a molhação.
A água pode ser utilizada depois para lavar o chão ou em outras brincadeiras.
Passo 4: deixe as crianças soltarem a imaginação para navegar como quiserem. É possível fazer um pequeno furo na "vela" do barco para amarrar uma linha e facilitar a condução da embarcação de papel pelas crianças.
"O lenço" / Patricia Auerbach[/caption]
Lembra de "corre cotia"? Então, essa é uma brincadeira das antigas que é uma delícia fazer com as crianças. Mesmo as pequenas -de 3 anos em diante- podem brincar; as regras são simples, envolvem música ritmada, movimento, atenção e uma dose de pega-pega: elas adoram!
Para esse jogo é preciso um lenço, ao menos quatro ou cinco crianças e algum espaço -vale até o play do prédio. Todas as crianças devem sentar em roda, exceto uma, que será a "pegadora". Quem ficar em pé fica também com lenço e vai andando em círculo atrás das crianças sentadas, que cantam:
"A garrafa" / Patricia Auerbach[/caption]
Puxa, aqui a imaginação é o limite, não é mesmo? Mas um bom ponto de partida pode ser fazer foguete! Basta separar uma garrafinha plástica de 350 ml com a tampa, um pouco de papel alumínio e um pedaço de cartolina.
Peça às crianças que desenhem as janelas e portas da embarcação na cartolina, da cor que quiserem e como quiserem.
Enrole a garrafa no papel alumínio. Depois, desenhe na cartolina e, em seguida, recorte duas figuras parecidas com barbatana de tubarão ou quilha de prancha de surf para fazer os componentes laterais da nave. Peça aos pequenos que pintem as quilhas usando tinta guache.
Desenha na cartolina um retângulo de tamanho suficiente para dar a volta na garrafa, mas não muito alto (no máximo 6 cm). Pinte com as crianças, recorte e cole na base da garrafa, dando a volta por toda a sua circunferência. Em seguida, cole as duas quilhas sobre a faixa retangular, uma de cada lado.
Depois é só escolher onde colocar janelas e portas e recortar para as crianças!
A menina-zumbi Mortina vive no Palacete Decrépito e é a protagonista da série que leva seu nome. Mas para entender os livros, é preciso ter certos atributos... Veja quais são
Com a obra Bento vento tempo, escrita por Stênio Gardel, o autor e ilustrador mineiro se confirma como um dos grandes nomes da literatura infantil brasileira
Sim, há muitas dicas que podem ajudar a fazer a mediação de livros para bebês. Mas o principal é estar realmente presente - e conectado com a criança e com o livro