Planejamento de Leituras do ano: o que é preciso considerar?
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
"Vira-lata" / Stephen Michael King (texto e ilustrações)[/caption]
Haverá mesas temáticas, contação de histórias, espetáculos, espaços de leitura para acolher as famílias e livros infantis selecionados com a curadoria de Denise e com acervo e venda da Livraria Nove.Sete, uma das principais voltadas a esse público em São Paulo.
Denise explica: "Nós fizemos também a seleção dos livros que serão vendidos no evento, com base no catálogo das editoras participantes, procurando garantir uma diversidade de gêneros, autores e complexidade de texto".
Seis editoras participam da ocupação: além da Brinque-Book, também estão co-criando esse evento a Jujuba, a Ozé, a Pulo do Gato, a Panda Books e a Companhia das Letrinhas. "Em 2017, cada editora fez um evento para comemorar o Dia das Crianças e conversar com pais e educadores sobre literatura para os pequenos. Em 2018, a Companhia das Letrinhas sugeriu a um grupo de editoras que fizéssemos algo juntas. Topamos", conta Daniela Corbe, da Brinque-Book.
Embora a programação das mesas ainda não esteja fechada, a previsão é que serão três conversas com especialistas como Denise Guilherme, Daisy Carias (do premiado canal A Cigarra e a Formiga), a jornalista especializada Gabriela Romeu, que já editou o suplemento infantil da Folhinha, da Folha de S. Paulo, e hoje edita do Blog da Letrinhas, e autores como Janaina Tokitaka.
Será necessário inscrever-se, mas as inscrições ainda não estão abertas. O Blog da Brinque informará como fazer para garantir sua participação. O Centro Cultural São Paulo fica na rua Vergueiro, 1000, no Paraíso.
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
Os livros infantis estão mostrando cada vez mais diferentes tipos de famílias - ainda bem! Veja obras que fazem isso muito bem:
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?