Planejamento de Leituras do ano: o que é preciso considerar?
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
"Os tesouros de Monifa" / Sandra Rosa (texto) e Rosinha (ilustrações)[/caption]
Ajudar a criar mais oportunidades de leitura compartilhada é um dos objetivos do Clube de Assinaturas Brinque-Book, que envia mensalmente dois livros a seus assinantes. Funciona assim: o assinante escolhe a idade e o perfil leitor do presenteado com as obras (primeiras histórias, leitor iniciante ou leitor independente).
Aí então escolhe-se o período de entrega: mensal (uma vez só), semestral ou contínuo. Pronto. O pequeno leitor passa a receber periodicamente em casa um pacote repleto de literatura, poesia, imaginação, diversão, beleza.
Esperar para receber os livros também ajuda a formar leitores ávidos, pois a expectativa da chegada dos livros aguça a curiosidade e o interesse, põe os livros em foco e favorece o hábito de ler.
As obras são surpresas, geralmente uma delas temática e outra um lançamento, escolhidas pela equipe de curadores e especialistas da editora. Por exemplo, em março, mês da mulher, os assinantes receberam o premiado Os Tesouros de Monifa, de Sandra Rosa e Rosinha, delicado, que conta a história de várias gerações de mulheres de uma família. Além dele, foi também o clássico É preciso soltar o Gaspar, de Geoffroy de Pennart. O vídeo abaixo é uma entrevista com o autor sobre esse livro.
[embed]https://youtu.be/u2L9QZ0kpAo[/embed]
O Blog da Brinque selecionou três títulos que já foram enviados pelo Clube de Assinaturas para crianças de diversas faixas etárias e independência leitora para resenhar aqui. Temos um clássico, um lançamento e um temático que amamos. Olha só nossa seleção:
"Pequenas histórias para grandes curiosos" / Marie-Louise Gay (texto e ilustrações)[/caption]
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
Os livros infantis estão mostrando cada vez mais diferentes tipos de famílias - ainda bem! Veja obras que fazem isso muito bem:
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?