Dia das bruxas? Só se for com a Mortina
A menina-zumbi Mortina vive no Palacete Decrépito e é a protagonista da série que leva seu nome. Mas para entender os livros, é preciso ter certos atributos... Veja quais são
"Obax" / Texto e ilustraçoes: André Neves[/caption]
Selecionamos, então, cinco livros infantis incríveis, cujas personagens femininas desafiam estereótipos de gênero e contribuem para que avancemos ainda mais na tão necessária equidade entre as pessoas - independentemente de suas características. Pelas mulheres que vieram antes de nós e pelas que ainda virão! :-)
1) Obax, de André Neves (texto e ilustrações): A menina Obax vivia em uma aldeia no coração da África, onde o silêncio negro da noite é um ótimo companheiro para contar histórias. As dela, eram muitas: já tinha caçado ovos de avestruz, corrido com antílopes, enfrentado ferozes crocodilos e até visto uma chuva de flores. No entanto, todos zombavam de Obax. Para mostrar que suas narrativas tinham valor, ela parte em uma viagem de coragem e sensibilidade. Ganhador do Jabuti de Melhor Livro Infantil de 2011.
>>André Neves brincou com a gente no Brinque-Book Brinca, contando um pouco de seu processo criativo.
2) Ludi vai à praia, de Luciana Sandroni (texto) e Eduardo Albini (ilustrações): Recém-lançada pela Escarlate, essa obra inspira-se em Monteiro Lobato para criar uma personagem destemida e irreverente: Ludimila, a Ludi. A menina corajosa, inteligente e articulada lidera Zé Polvo, Dona Concha e outros peixes na busca por uma solução para a poluída Baía da Guanabara.
>>Leia aqui a resenha da obra.
3) Estela, estrela-do-mar, de Marie-Louise Gay (texto e ilustração): Quando Estela e seu irmão Marcos chegam à praia, ela se joga no mar, cavalga cavalos marinhos, explora fauna e flora, diverte-se sem medo. O irmão, assustado, recua e analisa tudo, antes de finalmente se deixar levar pelo afeto e pela coragem da irmã mais velha e experiente.
4) Voe, Mitzi, voe!, de Helga Bansch (texto e ilustrações): A gansa fêmea Mitzi vivia sua vida em uma fazenda, acostumada a não voar, pois, diziam, gansos domésticos não voam. Até que um ganso selvagem passa voando por ali e ela então decide desafiar as crenças. Sob zombarias e críticas de todos, Mitzi esforça-se prova que pode, sim, sair voando por aí.
5) Clara, de Ilan Brenman (texto) e Silvana Rando (ilustrações): Quando crescer, o que Clara vai fazer? Ela quer dirigir o carro como a mamãe, estalar os dedos como o papai, patinar como a vovó, rir como a bisa, dançar como o vovô, pintar como a prima, ser palhaça como o primo... Ah, claro, ser alta, muito alta, como a Gertrudes!
A menina-zumbi Mortina vive no Palacete Decrépito e é a protagonista da série que leva seu nome. Mas para entender os livros, é preciso ter certos atributos... Veja quais são
Com a obra Bento vento tempo, escrita por Stênio Gardel, o autor e ilustrador mineiro se confirma como um dos grandes nomes da literatura infantil brasileira
Sim, há muitas dicas que podem ajudar a fazer a mediação de livros para bebês. Mas o principal é estar realmente presente - e conectado com a criança e com o livro