
Escrever para adultos é também escrever para crianças?
Pensar na possibilidades de leitura que cada texto oferece e apostar no potencial de jovens leitores é o caminho para diminuir as distâncias entre as literaturas
Dançar até não aguentar mais, cuidar das plantas do jardim, criar um quadro diferente, fazer um penteado divertido, inventar uma receita de bolo deliciosa – são coisas de menino? Depois de Coisa de menina, a autora Pri Ferrari lança neste domingo, 17/12, Coisa de menino. Com o intuito de desconstruir o machismo que já aparece em muitos garotos pequenos, o livro aponta uma série de atividades que podem, sim, ser feitas por eles. Afinal, coisa de menino é tudo aquilo que ele quiser.
Se em Coisa de menina, a autora amplia o universo de ações das meninas, geralmente circunscritas a atividades menos aventureiras, em Coisa de menino, ela aborda também os sentimentos. Trata do mesmo assunto a partir de ângulos diferentes. Mas, para ambos os gêneros, enfatiza que é fundamental garantir a liberdade de escolhas.
Leia também:
Para criar meninos e meninas feministas
Para a autora, tratar de feminismo com crianças é, além de tarefa necessária, até mais fácil. Elas desconhecem o preconceito que a palavra carrega no mundo adulto, sem argumentos de que o movimento seja "mimimi" ou um mais "plano diabólico". Pri Ferrari conta que as crianças alcançam facilmente a essência dos ideais feministas e, assim, a palavra perde a carga pesada à qual normalmente está associada.
Ela lembra que o velho discurso “brincar de boneca é ‘coisa de menininha!’” só nos faz lembrar o quanto tudo o que é relacionado ao gênero feminino é tratado como inferior, e, por isso, evitado a todo custo pelos meninos. "Ser sensível é coisa de mulher? Não é verdade, ser sensível é coisa de gente", diz a autora, que ainda lembra, ao final da obra: "Este livro é para todos aqueles que acreditam que o importante é ter liberdade para fazer da vida o que se bem entender". Saiba mais no vídeo acima.
O lançamento de Coisa de menino acontece neste domingo, 17/12. Haverá tarde de autógrafo com a autora e narração de história feita por Paula Dugaich.
Anote na agenda
O que: lançamento de Coisa de menino, de Pri Ferrari
Onde: Livraria da Vila (r. Fradique Coutinho, 915, São Paulo)
Quando: 17/12, das 14h às 17h
Pensar na possibilidades de leitura que cada texto oferece e apostar no potencial de jovens leitores é o caminho para diminuir as distâncias entre as literaturas
Edição voltada ao público infantil lançada em 2014 com desenhos de Ziraldo, ganha espaço especial na feira que este anos homenageia o poeta Paulo Leminski
A árvore generosa, grande clássico contemporâneo, é uma das obras favoritas para leitores nesta feixa etária