Planejamento de Leituras do ano: o que é preciso considerar?
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
"O livro conta a história de Pedro, um garoto que vive em um museu com a mãe e o avô, e que nunca viu seu pai ( ele vive nesse museu porque seu avo é o zelador). Um dia, quando ele estava passeando em uma parte esquecida do museu, ele encontra uma mulher que lhe entrega um livro, chamado Como Viver Para Sempre, e o faz prometer que ele nunca vai ler esse livro. E ela também manda ele entregar o Menino Velho, pois ele tem todas as respostas. O livro tem uma maldição, em que todas as pessoas que leram o livro se tornarão imortais. O problema é que, por exemplo, se a pessoa estiver doente e ler o livro, essa pessoa ficará doente para sempre, ela não vai melhorar. O avô de Pedro fica doente, então ele parte a procura de seu pai. Pedro é levado a outro mundo, um lugar estranho, em que ele nunca esteve. Lá ele conhece uma menina chamada Festa, que se diz a sua Zeladora, e que o ajudará a encontrar o Menino Velho e conseguir o livro de volta ( porque ele chegou lá sem o livro). Enfim, eu adoro esse livro, eu comprei faz alguns anos, e resolvi reler porque eu estava sem nenhum livro novo para ler. Pra quem gosta de fantasia assim como eu, vai adorar esse livro. Eu adorei. Ele fala da importância da família, dos amigos e de nunca ficar pensando só em si mesmo. Como eu já disse, é um livro muito bom."Gostou da história? Então você vai adorar saber como essa aventura continua. Em O Segundo Para Sempre, lançado agora em versão impressa e e-book, Pedro e sua amiga Festa destruíram o livro Como viver para sempre, quebrando o seu feitiço. Acontece que eles não imaginaram que isso teria consequências. Agora, o mundo de Pedro está na pior seca já vivida – e o mundo de Festa, dentro do museu, está inundado. A única solução é recriar o livro. Eles conseguirão reverter o fluxo da água? E, se eles recriarem o livro maligno, conseguirão escondê-lo para que nunca mais possa ser lido novamente? Saiba mais aqui, no blog da Escarlate. E acompanhe também os comentários dos leitores pelo Skoob.
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
Os livros infantis estão mostrando cada vez mais diferentes tipos de famílias - ainda bem! Veja obras que fazem isso muito bem:
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?