Maria Camargo

MARIA CAMARGO é graduada em cinema pela PUC-RIO, escritora e roteirista de cinema e televisão. Criadora das séries Rota 66 -- A polícia que mata, Assédio e Dois Irmãos, todas finalistas do Prêmio APCA, e supervisora de dramaturgia da série Fim, a partir do livro homônimo de Fernanda Torres, adaptou para o audiovisual obras de Milton Hatoum, Clarice Lispector, Ana Maria Gonçalves e Caco Barcellos, entre outros.
É coautora de longas-metragens como Retrato de Um Certo Oriente, vencedor do Prêmio APCA de melhor roteiro em 2024, e Babenco -- Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou, melhor documentário no Festival de Veneza em 2019.
Publicou os livros O medo e o mar (Companhia das Letras/Seguinte, 2009), Dois Irmãos: roteiro da série (Cobogó, 2017) e o infantojuvenil Criaturas (Companhia das letras/Escarlate, 2025), do qual escreveu também a versão cinematográfica.
Além do trabalho no audiovisual e na literatura, é psicanalista em formação, associada ao Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro.

GÊNEROS ABORDADOS PELO Autor

  • LITERATURA INFANTIL