
Livros curtos ou em capítulos: um passo importante na formação leitora
Livros curtos ou em capítulos são como tijolinhos, que vão criando a base para que a criança comece a compreender (e gostar!) de textos maiores
PNLD é a sigla de Programa Nacional do Livro Didático, uma iniciativa do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação que distribui livros e materiais didáticos a todas as escolas públicas do Brasil. Na prática, o PNLD é a melhor forma de garantir às escolas públicas o acesso a obras de boa qualidade, que vão dar suporte ao Projeto Político Pedagógico de cada instituição e ajudar a concretizar as habilidades e conhecimentos que todos os estudantes precisam desenvolver durante a Educação Básica. Este ano, a escolha de livros literários por meio do PNLD está aberta para as escolas de 3 a 25 de junho.
O PNLD se divide em duas modalidades: o PNLD didático, que pressupõe a escolha de livros didáticos, e o PNLD literário, que dá acesso a livros literários. No formato que conhecemos hoje, o PNLD teve sua primeira edição em 2018, pois ele vem na esteira do PNBE (Programa Nacional da Biblioteca na Escola), política de distribuição de livros iniciada nos anos 1990, alterada pelo governo Michel Temer. Este ano, acontece a escolha do objeto 3 do PNLD 2023, e que vai permitir a seleção de obras literárias para os anos iniciais do Ensino Fundamental - ou seja, do 1º ao 5º ano -, distribuídos em duas categorias: do 1º ao 3º ano e do 4º ao 5º.
Confira como estão organizados os quatro objetos do PNLD 2023
Escolher livros literários não é o mesmo que escolher livros didáticos. Além disso, a seleção de bons títulos não impacta apenas os estudantes, mas ajuda a formar educadores, a criar repertório, a conectar os temas trabalhados nas práticas pedagógicas ao mundo. “A escolha dos livros literários coroa um projeto comum, compartilhado pela escola e que se materializa no currículo alinhado ao Projeto Político-Pedagógico”, como explica Rafaela Deiab, editora da Companhia das Letras. Mais do que isso: a escolha dos livros que vão dar suporte ao trabalho docente é um direito do educador.
São mais de 800 obras aprovadas e divulgadas no Guia Digital PNLD 2023. Para ajudar sua escola nesse processo tão importante, preparamos um passo a passo com sugestão de critérios para ajudar na escolha das obras. Confira:
O papel da literatura é fundamental na formação integral dos estudantes. O acesso a livros literários de qualidade é importante para ajudar crianças e jovens a se tornarem leitores críticos, capazes de construir sentidos sobre o mundo, de se posicionarem, de expressarem subjetividades, de interpretarem histórias muito além do que está escrito. Bons livros ajudam a construir repertório artístico e cultural, apresentando referências de diferentes naturezas, ampliando as vozes e visões que narram o mundo.
Para os professores, os livros também ajudam a ampliar sua própria formação profissional, enriquecendo seu repertório e dando suporte ao trabalho por projetos, como uma possibilidade de integrar diferentes áreas de conhecimento.
1. Mobilize o corpo pedagógico da escola (quanto mais gente, melhor)
Diretor, coordenador pedagógico e, sobretudo, os educadores, precisam estar envolvidos nas discussões sobre os acervos escolhidos pela escola - a quantidade de acervos varia de acordo com a quantidade de estudantes. Isso assegura debates e escolhas democráticas. A seleção de obras que façam sentido dentro do currículo e Projeto Político Pedagógico da escola pode garantir um percurso de aprendizagem mais coerente e criar mais sinergia entre diferentes áreas do conhecimento, além de fortalecer a autonomia das escolas.
2. Entenda qual é o percurso de leitura ideal
O percurso de leitura deve organizar as obras e práticas de leitura a serem desenvolvidas ao longo de todo ano letivo. É mais do que fazer uma lista de livros: é pensar possibilidades de conectar as obras entre si e com outras práticas a serem realizadas na escola, sempre a partir da definição das habilidades e conhecimentos que precisam ser desenvolvidos em cada etapa. Assim, o percurso de leitura conecta o currículo da escola ao que acontece na sala de aula. Para desenhar esse percurso de leitura, é preciso considerar alguns critérios como:
- variedade de gêneros textuais, para a formação de leitores mais versáteis, que se adaptem diferentes formatos;
- seleção temas diferentes, relacionados aos interesses de cada etapa e também ao contexto de cada instituição, tanto no sentido de prestigiar a cultura e as tradições locais quanto de expandir a visão de mundo para além do que se conhece;
- pensar na gradação da complexidade, considerando o avanço da formação leitora. Por exemplo, adotar livros por capítulos como uma forma de ensaiar o fôlego para textos mais longos e densos;
- considerar as relações entre texto e imagem na construção da narrativa e de novos sentidos e a experiência estética que cada obra oferece;
- pensar nas possibilidades de mediação de leitura nos momentos e espaços que cada instituição de ensino dispõe;
- considerar o alinhamento à BNCC, observando as habilidades a serem trabalhadas em diferentes áreas do conhecimento além de Linguagens.
Confira na íntegra as obras do Grupo Companhia das Letras aprovadas para o PNLD 2023
“No que chamamos de experiência literária, entendemos a leitura como construção de sentido, não apenas um processo de decifração. E essa construção de sentido é um trabalho coletivo. O leitor individualmente tem um tipo de resposta que é sempre complementada, aprofundada quando se lê em grupo. Por isso a leitura compartilhada na escola possibilita uma construção, um acesso a outras camadas do texto, a aprofundar a compreensão leitora” explica a coordenadora pedagógica e formadora de professores Érica de Faria Dutra, na conversa abaixo com a editora Rafaela Deiab.
Vale conferir os dois vídeos, que explicam como construir um currículo de leitura na prática e trazem exemplos concretos de percursos de leitura:
Construindo um percurso de leitura para a Educação Infantil e para os Anos Iniciais
Como construir um percurso de leitura - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
3. Leia, leia e leia. Conheça as obras disponíveis no catálogo do PNLD literário
Para saber quais obras fazem mais sentido no percurso leitor ideal da sua escola, é preciso se debruçar sobre os livros. Ler, reler, discutir, pensar em possibilidades de mediação, em como conectar os temas às práticas pedagógicas. Para dar suporte aos professores, o Grupo Companhia das Letras deixou abertas na íntegra todas as nossas obras selecionadas para o PNLD 2023 - é possível buscar obras por temas ou por ano escolar. Além de poder conhecer as histórias inteiras, do começo ao fim, as obras são acompanhadas por materiais de apoio ao professor, com diferentes propostas de atividades.
4. Registre as obras selecionadas na plataforma oficial do PNLD
A inserção das obras escolhidas para o PNLD literário deve ser feita pelo diretor, por meio da plataforma PNLD digital. Confira aqui o tutorial elaborado pelo FNDE para realizar o cadastro e o registro das escolhas.
O Guia Digital PNLD 2023 - obras literárias também traz informações sobre o preenchimento da ata de escolha, que tem como objetivo garantir a transparência no processo de escolha das obras. Nesta ata, é preciso explicar que critérios - como capa, editora, qualidade do conteúdo, entre vários outros - influenciaram ou não a escolha das obras.
ATENÇÃO: o preenchimento da ata de escolha não basta para registrar os livros escolhidos na plataforma do PNLD Digital. É preciso inserir as obras corretamente na parte de “Escolha”, como mostra o tutorial do FNDE a partir da página 14. Depois de salvar as obras escolhidas, não se esqueça de baixar o comprovante!
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