Planejamento de Leituras do ano: o que é preciso considerar?
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
Post mais lido do ano, traz três obras muito muito especiais, recomendadas pela psicóloga Danielle Rossini, para ajudar os pequenos a lidarem com sentimentos como raiva, medo, frustração. Além de indicar as obras, Danielle também explicou porque as escolheu.
>>POR QUE LER: Lidar com as emoções fundamentais, aquelas que sentimos no corpo desde que nascemos, é um desafio e um aprendizado. Há muitos boas ideias para isso nas dicas e na seleção da Danielle.
///
Pensando em levar as crianças para o parque, pé na grama, aquela sombra, ventinho no rosto? A ideia é ótima! E fica ainda melhor com livros! Neste segundo post mais lido, damos um passo a passo para organizar um piquenique repleto de livros, diversão e alegria!
>>POR QUE LER: Passear com as crianças ao ar livre é uma delícia! E ler sob a sombra das árvores, nem se fala. Aqui, demos dicas super práticas para juntar essas duas maravilhas! ;-)
///
Escolher bons livros é realmente sempre um desafio. Às vezes, a gente não sabe nem por onde começar. O que é bom livro? Como saber se um livro tem qualidade literária? Há alguns prêmios e selos que nos ajudam nisso, como o Altamente recomendável, concedido pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), que seleciona as obras com maior valor literários entre as recém-publicadas. Aqui, neste post, listamos cinco obras que tinham acabado de receber o selo!
>>POR QUE LER: Uma seleção muito especial com obras que ganharam o principal selo da FNLIJ, aquele concedido aos livros considerados os melhores.
///
Os caracóis são personagens comuns e amados das histórias infantis. Misteriosos -- e fofos -- exercem fascínio sobre os pequenos leitores. Mas como vivem? O que comem? Como andam? Sabia que eles têm pé, cérebro e são criaturas antigas como os dinossauros?
>>POR QUE LER: Para se divertir muito e descobrir coisinhas inusitadas sobre esses seres para lá de especiais.
///
A chegada de um irmão é um ótima notícia! Mas quem já passou pela experiência sabe que mais uma criança demanda uma adaptação da família toda. Neste post, o quinto mais lido, a psicóloga Mariana Paz dá dicas muito especiais sobre como ajustar a nova rotina e garantir que os irmãos mais velhos estejam acolhidos para receber o caçula.
>>POR QUE LER: Para refletir sobre tudo o que um novo filho traz e para repensar, com os pequenos e de forma lúdica.
///
Conte para a gente os temas que foram mais importantes para você!
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
Os livros infantis estão mostrando cada vez mais diferentes tipos de famílias - ainda bem! Veja obras que fazem isso muito bem:
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?