Planejamento de Leituras do ano: o que é preciso considerar?
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
O Blog da Letrinhas, canal de diálogo com pais, educadores, mediadores e profissionais do livro, está há quase três anos tratando de temas como formação de leitores, política e promoção de leitura e os bastidores da criação literária, entre outros assuntos abordados em seções diversas (Sopa de letrinhas, Caraminholas, Retrato, Agenda, Rascunho, Está no papo e outras). Para fomentar ainda mais as práticas de leitura na escola, o blog lança hoje a seção Sala do professor.
Sala do professor é inspirada em um tradicional espaço do grupo Companhia das Letras que conta com a produção de conteúdos pedagógicos para apoiar educadores em suas abordagens literárias na escola. Nesse espaço, é possível conferir materiais exclusivos que tratam de determinados autores (Roger Mello, Heloisa Prieto, Lima Barreto), abordam gêneros diversos (epistolar ou dramático) e esmiuçam obras (As barbas do imperador). Clique aqui para acessar o canal.
No blog, no entanto, a seção tem o objetivo de ampliar alguns conteúdos e ainda promover outras discussões, sempre tendo como foco o incentivo à leitura, apoiando os educadores na tarefa de formar uma comunidade escolar leitora. Como escolher o acervo de livros para a sala de aula? Quais as formas de trabalhar a poesia na escola? Por que o gênero dramático também pode ser lido pela turma? Temas atuais e, principalmente, urgentes referentes ao universo da educação e da leitura também entrarão na pauta. Acompanhe as postagens por aqui!
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
Os livros infantis estão mostrando cada vez mais diferentes tipos de famílias - ainda bem! Veja obras que fazem isso muito bem:
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?