Dia das bruxas? Só se for com a Mortina
A menina-zumbi Mortina vive no Palacete Decrépito e é a protagonista da série que leva seu nome. Mas para entender os livros, é preciso ter certos atributos... Veja quais são
"Duda adora pular" / Stephen Michael King (texto e ilustrações)[/caption]
Hoje estreia uma nova seleção, repleta de títulos e autores premiados. Por exemplo? Stephen Michael King, Marie-Louise Gay, Geoffroy de Pennart, Helga Bansch e a dupla queridíssima Julia Donaldson e Axel Scheffler (os autores de Grúfalo).
Do premiado Michael King, há três obras na lista: Ana, Guto e o Gato Dançarino e Duda Adora Pular, além de Uma Noite Assustadora, que ele assina com Lesley Gibbes. Já Marcos e Estela, personagens conhecidíssimos de Marie-Louise Gay, também estão representados, cada qual em uma obra (Bom dia, Marcos e Quando Estela era Muito, Muito Pequena).
Helga Bansch, ilustradora premiadíssima, autora de diversos livros pela Brinque-Book, com livros indicados neste post aqui, assina Um Corvo Torto, sobre uma ave um pouco diferente dos demais.
Da carochinha
Já o francês Geoffroy de Pennart, conhecido por subverter personagens clássicos dos contos infantis - especialmente o lobo - integra essa lista com o (também) já clássico O Lobo Sentimental, além de O Lobo, a Cabra e os Sete Cabritinhos.
[caption id="attachment_4301" align="aligncenter" width="450"]
"O lobo sentimental" / Geoffroy de Pennart (texto e ilustrações)[/caption]
Outras obras inspiradas nas histórias da carochinha, que fazem pensar e repensar os sentidos das conhecidas personagens, estão nesta seleção, entre elas: Chapeuzinho Redondo e O Presente da Vovó Loba.
Para os pequeninos
Se seu interesse é por livros que emocionam bebês ou ajudam os menores a lidar com os desafios do desenvolvimento, veio ao lugar certo: Apertada e Sem Espaço, da dupla Júlia Donaldson e Axel Scheffler, é uma deliciosa história, especialmente para os pequenos: tem rimas e é um conto de acumulação, que os pequenos adoram.
Guido van Genechten é autor de Um Presente Incrível, sobre desfralde, e O Cachorro Perdido, uma aventura em que a perspectiva muda tudo.
Tem também o lindíssimo O Guarda-Chuva, que o Blog da Brinque já indicou aqui, e o imaginativo Joana no Trem (selecionado para um curso sobre curadoria por ninguém menos que a espanhola Lara Meana).
Para acessar a listagem completa, basta ir por esse link aqui.
A menina-zumbi Mortina vive no Palacete Decrépito e é a protagonista da série que leva seu nome. Mas para entender os livros, é preciso ter certos atributos... Veja quais são
Com a obra Bento vento tempo, escrita por Stênio Gardel, o autor e ilustrador mineiro se confirma como um dos grandes nomes da literatura infantil brasileira
Sim, há muitas dicas que podem ajudar a fazer a mediação de livros para bebês. Mas o principal é estar realmente presente - e conectado com a criança e com o livro