Planejamento de Leituras do ano: o que é preciso considerar?
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
O ano já anuncia seu fim. Em 2017, o Blog da Letrinhas promoveu diversas conversas sobre literatura infantil no Curto-circuito, convidou escritores e especialistas em infância para falar sobre importantes assuntos na seção Caraminholas, viajou por muitas narrativas em Dois dedinhos de prosa. Ainda visitamos os locais de criação de algumas dessas histórias. Em maio, teve também a comemoração de 25 anos da Companhia das Letrinhas, com muitos balões, livros, e, como não poderia faltar, crianças.

Depois de tantos acontecimentos, vamos dar uma pequena pausa para retomar o fôlego para 2018. No dia 8 de janeiro, retornamos com mais conversas, histórias e novidades. Enquanto isso, fizemos uma seleção de textos, vídeos e áudios, entrevistas queridas por nós e pelos leitores. São posts que tratam de temas urgentes nos dias de hoje. Confira.
Até breve!
***
Como criar uma criança leitora?
Quem é que sai ileso da literatura?
Contos de fadas para mães feministas
A ritalina é a palmatória dos dias de hoje?
Cardápios para despertar o desejo de ler
Um livro que reflete tempos de pouco diálogo
Uma obra silenciosa para mentes curiosas
A boneca de louça de Ana Maria Machado
Peter Sís, um desbravador de mundos
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
Os livros infantis estão mostrando cada vez mais diferentes tipos de famílias - ainda bem! Veja obras que fazem isso muito bem:
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?