Dia das bruxas? Só se for com a Mortina
A menina-zumbi Mortina vive no Palacete Decrépito e é a protagonista da série que leva seu nome. Mas para entender os livros, é preciso ter certos atributos... Veja quais são
O livro do Lívio / Texto e ilustrações: Hrefna Bragadottir[/caption]
Experimentar literatura quer dizer frequentar livrarias e bibliotecas. Daisy sugere que pais e mães “fujam” dos livros em destaque e deixem-se perder entre as prateleiras, fuçando as obras mais “escondidas”. Emprestar livros é outra dica importante, tanto para ampliar o repertório quanto para testar as escolhas e ir refinando o olhar. Além disso, como lembra a psicóloga Cassia Bittens, criadora do projeto Literatura de Berço e uma das juradas do prestigioso Prêmio Jabuti entre 2013 e 2016, é importante que a relação com o livro não seja apenas de consumo, de compra.
3. Descubra o leitor.
Um bom modo de refinar o olhar e fazer melhores escolhas –além de exercitar escolhendo- é observar atentamente o que faz brilhar os olhos das crianças e o que as interessa. Quais temas apaixonam? E como as crianças se relacionam com esses interesses? Há crianças que levam tempo fruindo literatura e outras cuja atenção se dispersa mais facilmente. Para cada perfil, há livros mais ou menos atraentes.
4. Não subestime os pequenos leitores.
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O homem que amava caixas / Texto e ilustrações: Stephen Michael King[/caption]
Um critério importantíssimo na escolha de livros para crianças é evitar as opções que subestimam a inteligência e as capacidades de compreensão estética dos pequenos. Denise Guilherme exemplifica: “crianças não gostam só de tons pastéis e de personagens de desenho infantil, ao contrário”. Narrativas muito simplificadas, sem densidade emocional, que não proponham desafios ou que não surpreendam geralmente não são de grande qualidade e duração.
Outro ponto importante, lembra Cassia Bittens, é oferecer variedade de gêneros, estilos, conteúdos, tipos de ilustrações. Um pouco de poesia, um pouco de prosa, um pouco de livros informativos, um pouco de livro-imagem (em que a narrativa é feita sem palavras, só com ilustrações).
5. Repare nas qualidades literárias.
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Onde começa a história / Texto e ilustrações: Marie-Louise Gay[/caption]
“Não se trata de ter muitos, mas bons livros. Livros de qualidade duram porque se renovam a cada leitura”, explica Denise Guilherme. Para ter qualidade literária, o livro precisa trabalhar a linguagem, a palavra, o modo como conta a história. Numa poesia, por exemplo, trabalha as rimas e não faz uso de rimas “pobres”, fáceis, óbvias, como “amor” rimando com “dor”.
O mesmo vale para a ilustração. Que enquadramentos e perspectivas propõe? Como é o traço? Que cores usa? Que surpresas e camadas reserva ao leitor atento? Complementa a história ou é apenas decorativa? Supreende?
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Sim, há muitas dicas que podem ajudar a fazer a mediação de livros para bebês. Mas o principal é estar realmente presente - e conectado com a criança e com o livro