Folclore brasileiro: lendas menos conhecidas para descobrir e contar
Nosso folclore não vive só de Saci e Iara, mas de inúmeros personagens, lendas e histórias que podem ser encontrados em diversos livros infantis
Difícil uma criança que não conheça a Mula sem Cabeça, o Curupira, a Iara e o Saci, mas será que elas sabem de onde essas criaturas vieram? Como surgiram? E quais são alguns de seus segredos?
Essas e outras perguntas foram o ponto de partida do escritor Ilan Brenman, premiado autor de mais 70 obras dedicado ao público infantil. Ele pesquisou tudo sobre o surgimento e as curiosidades desses personagens folclóricos para uma coleção que acaba de lançar seu segundo título: Saci – A origem. O primeiro livro traz o começo da Mula sem Cabeça, o bicho da cabeça de fogo.

Ilustradores estrangeiros, que nunca tinham ouvido falar nessas histórias, foram convidados a dar uma cara nova para as criaturas. Em Saci – A origem, o menino traquinas é ilustrado pelo espanhol Guridi.
No vídeo a seguir, o autor fala do projeto e lê o comecinho da história, que revela a razão de o Saci ter uma perna só e também explica por que ele o personagem um gorrinho vermelho. Confira.
Nosso folclore não vive só de Saci e Iara, mas de inúmeros personagens, lendas e histórias que podem ser encontrados em diversos livros infantis
Para entrar em clima de comemoração, agradecimento e de renovação para o ano novo, selecionamos alguns caminhos traçados pelos livros lançados por nossos selos infantis em 2025:
Entre criar novas histórias e revisitar as antigas, o autor reflete sobre sua trajetória sem medo de se reinventar e fala ao Blog sobre ‘Abel e as estrelas’, seu livro mais recente