Planejamento de Leituras do ano: o que é preciso considerar?
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta

O ilustrador Andrés Sandoval lança no dia 22/10, no Ateliê Libélula, em São Paulo, Desenho livre, livro em que narra o trajeto de um garoto com óculos de mergulho e chapéu de ponta de lápis pelo branco das páginas, criando inusitados inventários de cores, linhas e tramas.
O autor conta que o livro lembra uma cartilha de colorir, mas não busca determinar a participação do leitor. É uma obra que “não condiciona o leitor a pintar aqui ou ali, a fazer isso ou aquilo, a colorir tal pedaço ou completar. Está o tempo todo sugerindo e você faz se achar que é o caso. O desenho é livre”, diz o autor, que convida crianças de todas as idades para participarem de uma oficina no dia do lançamento.
Anote na agenda
Lançamento: Desenho livre
Oficina para crianças de todas as idades
Quando: 22/10, das 15h às 18h
Onde: Ateliê Libélula (rua Dr. João Passos, 73, perto ao metrô Vila Madalena; tel. 0/xx/11/3673-6372)
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta
Os livros infantis estão mostrando cada vez mais diferentes tipos de famílias - ainda bem! Veja obras que fazem isso muito bem:
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?