Dia das bruxas? Só se for com a Mortina
A menina-zumbi Mortina vive no Palacete Decrépito e é a protagonista da série que leva seu nome. Mas para entender os livros, é preciso ter certos atributos... Veja quais são
A Bienal do Livro Rio está o máximo! Se você acompanha a página da Brinque-Book no Facebook, já deve ter visto as fotos do nosso estande e das crianças que têm passado por lá. Até domingo, muita coisa boa vai acontecer no Riocentro - entre eventos, lançamentos e promoções. E é no sábado, dia 7, que o ilustrador alemão Axel Scheffler, convidado especial da Bienal, vai bater um papo com os leitores e depois se divertir com as crianças.
Axel é um dos mais renomados ilustradores e autores da literatura infantil alemã. Olhando as capas dos livros acima, fica fácil dizer que seu traço é realmente especial e que todo personagem ganha vida com seu humor perspicaz. Entre os livros que a Brinque-Book trouxe para o Brasil está "O Grúfalo", que já vendeu mais de 10 milhões de cópias e foi traduzido para cerca de 40 idiomas - só no Brasil foram mais de 150 mil cópias vendias. Nessa divertida fábula em que o Grúfalo é um monstro criado pela imaginação de um ratinho, as crianças são convidadas a acompanhar os dois pela floresta e descobrir um bocado de coisas.
No dia 7, às 13h, Axel vai bater um papo com quem estiver na Bienal do Rio para contar como surgiu o personagem, e como foi que ele chegou nessa ilustração. Em seguida, vai comandar uma oficina para as crianças pintarem miniaturas em gesso do personagem. Fofo demais!
Se você é professor(a) e quiser saber mais sobre o livro - se é que ainda não o conhece -, clique aqui e veja o que nossos coordenadores prepararam para você em sala de aula.
SOBRE OS OUTROS TÍTULOS
Todos os livros do ilustrador, publicados pela Brinque-Book, foram escritos pela premiada autora Julia Donaldson, que ocupou até o início deste ano um dos cargos de maior prestígio do Reino no Reino: o "Children's Book Laureate". Em dupla, Julia e Axel nos presentearam com:
O Filho do Grúfalo. Apesar das advertências do pai, o filho do Grúfalo sai sozinho pela floresta durante uma noite fria e escura. Seu propósito é encontrar o grande e feio Rato Mau. Mas será que esse tal de Rato Mau, devorador de grúfalos, existe mesmo?
Carona na vassoura. Uma bruxa com o coração grande demais para sua vassoura. Uma aventura em que a amizade é a mais poderosa bruxaria. O livro é tão belezinha que inspirou o mundo audiovisual e virou animação. "Room on the Broon" (que em português foi tradurido como "Sempre Cabe Mais Um") levou o prêmio de Melhor Curta Infantil no último Animamundi.
Macaco danado. Borboleta e macaquinho saem em busca da mamãe macaca. Ela tem uma cauda elegante, mas não é uma cobra; tem pernas compridas, mas não é uma aranha; vive saltando, mas não é sapo. Clique aqui para ver a Sugestão para o Professor.
Apertada e sem espaço. O que fazer quando a casa é pequena? O velho sábio recomenda: coloque para dentro todos os animais da fazenda! Será que dá certo?
Quer saber mais sobre o Axel? O jornal alemão Deutsche Welle fez uma matéria bem bacana sobre ele.
A menina-zumbi Mortina vive no Palacete Decrépito e é a protagonista da série que leva seu nome. Mas para entender os livros, é preciso ter certos atributos... Veja quais são
Com a obra Bento vento tempo, escrita por Stênio Gardel, o autor e ilustrador mineiro se confirma como um dos grandes nomes da literatura infantil brasileira
Sim, há muitas dicas que podem ajudar a fazer a mediação de livros para bebês. Mas o principal é estar realmente presente - e conectado com a criança e com o livro