
Conheça "Escrever é humano: Como dar vida à sua escrita em tempo de robôs", de Sérgio Rodrigues
Novo livro do ensaísta e ficcionista Sérgio Rodrigues fala sobre a escrita nos tempos de inteligência artificial. Leia o prefácio e conheça!
Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, a Companhia das Letras estará na 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) com a Casa Toda Poesia, um espaço dedicado à celebração da poesia em todas as suas formas. Inspirada por Paulo Leminski — autor publicado pela editora e homenageado desta edição do evento —, a casa presta tributo à irreverência, à força e à capacidade do poeta curitibano em encantar gerações.
Localizada na Rua Santa Rita, nº 187, a casa reunirá literatura, música e boas conversas em um ambiente pensado para todas as idades. Pelas manhãs, sempre às 11h, a programação infantil ficará por conta da série O bicho alfabeto: Encontro com ilustradores — encontros em que um autor da editora lerá trechos da obra infantil de Leminski, enquanto dois artistas convidados farão ilustrações ao vivo inspiradas pela leitura.
No período da tarde, às 17h, o espaço recebe encontros que festejam a poesia. Nomes como Bruna Beber, Gregorio Duvivier, Lilian Sais, Marília Garcia e Caetano W. Galindo estão na programação de leitura de poemas. Após as leituras, em parceria com o restaurante Gastromar, o encontro se estende para a rua em frente à casa, em um momento descontraído para começar a noite, com música e vinhos, reunindo autores, artistas e leitores.
Na quinta-feira, primeiro dia de atividade da casa, a editora realiza uma gravação ao vivo da Rádio Companhia — a proposta busca aproximar o podcast literário e seus ouvintes. Com mediação da editora Stéphanie Roque, os poetas Angélica Freitas e Fabrício Corsaletti conversam sobre poesia a partir das 14h.
A Casa Toda Poesia também contará com uma loja operada pela Livraria da Travessa, com uma seleção especial de livros e produtos exclusivos criados para a ocasião. Com identidade visual assinada por Elisa von Randow (Alles Blau), o espaço promete uma verdadeira imersão na força criativa da poesia brasileira. Conheça a programação completa abaixo.
Programação:
Quinta, 31/07
11h às 12h - Atividade infantil: O bicho alfabeto – Encontro com ilustradores
Com Janaina Tokitaka e Paty Wolff. Leitura de Sofia Mariutti
14h às 15h - Rádio Companhia ao vivo: Poesia aqui e agora
Com Angélica Freitas e Fabrício Corsaletti. Mediação de Stéphanie Roque
17h às 18h - Leitura de poesia: Uma homenagem a Leminski
Com Alice Ruiz, Áurea Leminski, Bruna Beber, Estrela Leminski, Fabrício Corsaletti, Gregorio Duvivier e Sofia Mariutti
Sexta, 01/08
11h às 12h - Atividade infantil: O bicho alfabeto – Encontro com ilustradores
Com Clara Gavilan e Vienno. Leitura de André Gravatá
17h às 18h - Poesia e música com Juliana Perdigão
Folhuda: pocket show
Sábado, 02/08
11h às 12h - Atividade infantil: O bicho alfabeto – Encontro com ilustradores
Com Carol Fernandes e Rodrigo Andrade. Leitura de Eva Potiguara
17h às 18h - Leitura de poesia: Poetas que me fizeram poeta
Participantes: Alice Sant'anna, Caetano W. Galindo, Laura Liuzzi, Lilian Sais, Luciany Aparecida, Marília Garcia, Nina Rizzi e Stéphanie Borges
Serviço:
Casa Toda Poesia – Companhia das Letras
Funcionamento: 31 de julho a 02 de agosto (quinta, sexta e sábado)
Horário: 10h às 22h
GastroFLIPmar
Funcionamento: 31 de julho a 02 de agosto (quinta, sexta e sábado)
Horário: 15h às 22h
Novo livro do ensaísta e ficcionista Sérgio Rodrigues fala sobre a escrita nos tempos de inteligência artificial. Leia o prefácio e conheça!
O protagonismo feminino e as histórias reais que inspiram o romance de estreia da autora Dia Bárbara Nobre, "Boca do mundo"
Autora de "Horas azuis", Bruna Dantas Lobato, compartilha como sua vivência inspirou a história de seu primeiro romance.