ERRATA: "Trincheira tropical", de Ruy Castro
Errata no livro "Trincheira tropical", de Ruy Castro, que narra a Segunda Guerra Mundial no Rio

Procurando o presente de Natal perfeito? Selecionamos os livros que as crianças vão amar e histórias lindas para contar.
Toda criança gosta de brincar - e quando os pais estão no meio da bagunça, melhor ainda! Este livro reúne sugestões de atividades do blog da Estéfi Machado, uma mãe e crafiteira que há anos vem reunindo e compartilhando propostas focadas no princípio de que as crianças podem produzir as próprias brincadeiras. Um livro cheio de ideias e brincadeiras para aproximar ainda mais pais e filhos.
Desenho livre é mais do que um livro de colorir: é um convite para mergulhar no universo das cores e dos traços, preenchendo espaços e completando o branco com muita imaginação. Neste livro de atividades de Andrés Sandoval, o autor oferece às crianças uma ajudinha para pintar o sete. Do jardim botânico ao universo das silhuetas, o leitor acompanha um garoto em suas andanças pelo mundo das cores e dos traços, e assim é convidado a participar, seja com lápis de cor, giz de cera, aquarela, seja apenas como observador — desta jornada pela criatividade.
Você acredita em fadas? Não? Então como explicar a história deste lagarto gigante que surgiu de repente no meio da rua, espalhou o caos entre os moradores da cidade e, no auge da confusão... Melhor não contar, mas garanto que uma coisa impressionante aconteceu! O que será? Convido você a descobrir - e depois ter coragem de reafirmar que continua não acreditando em fadas. O lagarto é o livro infantil de José Saramago, um bom jeito de apresentar para os pequenos leitores as histórias deste grande escritor.
Olga e Tatiana são irmãs gêmeas e bailarinas. Mesmo com a aparência física igual, as duas não poderiam ser mais diferentes: Olga se destacava mais que Tatiana no balé, mas era arrogante e tratava mal a irmã, que, mesmo assim, com seu jeito doce, sempre a apoiava. Certa noite, porém, quando a meia-calça de Olga cai na frente de todos durante uma apresentação, ela acaba recebendo uma lição valiosa, nesta primeira história infantil de Luis Fernando Verissimo.
A elefantinha Ellen quer muito dormir, mas sua casa fica do outro lado da floresta mágica. Nesta história, as crianças vão acompanhá-la ao longo de sua jornada e, junto com ela, encontrar finalmente o sono e o relaxamento. Através de uma história simples, mas contada com as palavras e a entonação certa, o sueco Carl-Johan Forssén Ehrlin’s ajuda os adultos a conduzirem as crianças a um estado de relaxamento que vai ajudá-las a adormecer com tranquilidade - tanto de noite quanto na soneca diurna -, transformando a hora de dormir em um momento prazeroso de leitura para toda a família.
Se... é um livro para atiçar a curiosidade em todas as crianças. Se fosse possível condensar 3,5 bilhões de anos de vida no planeta Terra em apenas uma hora, os dinossauros apareceriam no 56o minuto e teriam se extinguido três minutos depois. E os humanos só surgiriam bem no finalzinho do tempo, com apenas 0,2 segundos para existir. Neste livro, o leitor conhecerá diversas informações como essas. Tudo aquilo que parece grande demais ou impossível de se medir - a Via Láctea, os continentes, a água, o dinheiro, a população mundial - é reduzido ao tamanho de objetos comuns do nosso dia a dia, convidando todos nós a enxergar o mundo de uma maneira completamente diferente.
O que é coisa de menina? Oras, isso é algo que toda menina (e todo menino) deveria saber muito bem. Afinal, é na infância que a gente percebe que não existe regra e que todo mundo pode tudo: tem menino que gosta de brincar de casinha, tem menina que gosta de construir foguete. Por que, então, temos que nos adaptar a certos padrões de comportamento? Por que ainda dizem por aí que certas coisas não são apropriadas para mulheres? Este livro é para todos aqueles que acreditam na liberdade como a melhor escolha — e que têm certeza que meninas fizeram, fazem e farão muito mais.
Quando Píppi Meialonga chega na Vila Vilekula, os irmãos Tom e Aninha ficam bastante felizes, pois queriam muito uma nova amiga. E eles têm uma grande surpresa ao descobrir que Píppi é uma menina diferente de qualquer outra: ela é tão forte que consegue carregar um cavalo sozinha e tão habilidosa que, ao mesmo tempo que faz tranças no cabelo, amarra os sapatos — e, quando vai ao circo, ainda se equilibra em um arame na frente de todos! É claro que, com tanto talento, os três vão viver as mais divertidas aventuras.
Quer mais dicas? Participe do Companhia Indica e receba indicações personalizadas de leituras que são ótimos presentes.
Errata no livro "Trincheira tropical", de Ruy Castro, que narra a Segunda Guerra Mundial no Rio
be rgb compartilha sobre seu processo ao longo da tradução de "O tempo das cerejas"
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"